RELAÇÕES SOCIAIS E A SABEDORIA: PROFESSOR E ALUNO EM “OS DESASTRES DE SOFIA”, DE CLARICE LISPECTOR
Abstract
Este artigo tem como objetivo a análise do conto “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector. Busca-se compreender como é dada a relação entre professor e aluno, demarcada no conto pelos personagens o professor e a menina Sofia. Por meio da observação sobre a interação entre os dois, assim como os manejos na construção dos diálogos e na representação da personalidade de ambos, procura-se fazer uma reflexão sobre o papel das partes envolvidas na sociedade: o professor e o aluno, não apenas no âmbito educacional (escola e suas dependências), como também no espaço que ocupamos socialmente, enquanto indivíduos inseridos em lugares cujas estruturas e concepções formam nossa consciência crítica. Para tanto, um olhar sobre a construção do conto por meio das teorias de Vladimir Propp e Ricardo Piglia; questões concernentes à relação entre os personagens e especificidades da escrita de Clarice serão fundadas em Regina Pontieri e Benedito Nunes, entre outros.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.