Ensino de português para surdos em salas de aula inclusivas: formação docente e possíveis reflexos metodológicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25286

Keywords:

inclusive schools, deaf people, portuguese teaching, teacher training

Abstract

This article aimed to problematize the initial and continuing education in Brazilian Sign Language (Libras) of Portuguese language teachers who work in inclusive schools in the state network of São Luís do Maranhão. To this end, we articulated discussions about the training profile of teachers with scenes of their methodologies used in teaching Portuguese to deaf students. The theoretical basis is anchored in Lodi and Lacerda (2015), Gomes (2020), Faria-Nascimento et al., (2021), Silva and Seabra (2022), Paz and Ribeiro (2024), among others who contribute to the debate and address aspects of teacher training in relation to the education of the deaf. The methodology was based on Paiva (2019), focusing on a qualitative approach of an exploratory nature. The research participants were ten teachers of the Portuguese Language curricular component, who work in different schools. Data were generated by mens of the application of digital questionnaires, sent via access link to the participating teachers’ WhatsApp. The analyses were carried out using a mixed approach, which indicate that (i) Portuguese teachers did not receive adequate initial training in Libras during higher education; (ii) most teachers did not seek continued training in Libras, even though they teach deaf students; (iii) most teachers use methods that do not understand the teaching of Portuguese as a second language (L2) to deaf people. Based on the analyses, we realized that inclusive schools, as recognized fields of research, need to restructure their educational proposal for deaf people, so as to enable training focused on a social change in the conception of deaf students and sign language. Along this line, collaboration between professionals involved in deaf education and inclusive schools is vital for teaching Portuguese which is meaningful to the visual and cultural experiences of deaf people.

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Author Biographies

Elton César Soeiro Maramaldo Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, campus São Luís. Em minha pesquisa de dissertação realizei uma pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso, em uma escola da rede pública de São Luís-MA, que segue os parâmetros da educação inclusiva para averiguar aspectos da aprendizagem e produção escrita do português pelos surdos, com enfoque na concordância verbal. Graduado em Letras-português/espanhol pela instituição de educação superior Faculdade Santa Fé/IDESP, campus São Luís. Meu trabalho de conclusão de curso-TCC abordou estruturas da língua de sinais brasileira-LSB, a luz das teorias sobre as dicotomias das línguas naturais (língua/fala, sincronia/diacronia, significante/significado, relações sintagmáticas/paradigmáticas), com base na obra Curso de Linguística Geral, cujo o conteúdo, em geral, é atribuído ao teórico Ferdinand de Saussure.

Mônica Fontenelle Carneiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e Mestrado em Linguística na Universidade Federal do Ceará-UFC, onde realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística Aplicada, Pós-Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino das Línguas Materna e Estrangeiras (UFMA), em Língua Inglesa (UFMA) e em Ensino a Distância em Países em Desenvolvimento (Universidade de Londres/International Extension College). Professora Visitante no Rhode Island College em Educação Continuada. Graduada em Letras (UFMA).  Professora do DELER da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Docente Permanente dos Programas: PPGL/UFMA (Letras-São Luís) e PGLB/UFMA (Letras-Bacabal). Docente Colaboradora do PPGDIR/UFMA. Membro/Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Direito e Sociedade (GPCDS-DGP/CNPq/UFMA), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA-DGP/ CNPq/UFC), Membro do Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e Pensamento/Cognição e Linguística (GELP-COLIN-DGP/CNPq/UFC) e coordenadora da unidade GELP-COLIN UFMA, Membro do GEPELA-DGP/CNPq/UFMA (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguística Aplicada). Membro da ANPOLL e Coordenadora do seu GT Linguística e Cognição, de 2021-2023; Membro da ABRALIN e Coordenadora de sua Comissão de Linguística e Cognição, de 2021-2026; Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Desenvolve pesquisas na área da Linguística (com interesse especial na Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada, Semântica Cognitiva, Psicolinguística, dentre outros campos) e do Direito, bem como nos estudos com foco nas interfaces entre essas ciências.

Walquiria Pereira da Silva Dias, Universidade Federal do Maranhão; Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Docência do Ensino Superior (IESF). Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras (UNIASSELVI). Graduada em Letras/Espanhol(UFMA). Graduada em Letras/Libras (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, atua como professora - intérprete de Libras na Prefeitura Municipal de São José de Ribamar e como tradutora - intérprete na Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD), da Universidade Federal do Maranhão e do Grupo de Pesquisa em Surdez e Abordagem Bilíngue (GPSABilíngue), da Universidade Federal de São Carlos.

Published

2025-11-27

How to Cite

MARAMALDO JÚNIOR, Elton César Soeiro; CARNEIRO, Mônica Fontenelle; DIAS, Walquiria Pereira da Silva.
Ensino de português para surdos em salas de aula inclusivas: formação docente e possíveis reflexos metodológicos
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 31, 27 Nov. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/25286. Acesso em: 6 dec. 2025.