AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO LIDi: habilidades de leitura e multiletramentos em foco
Abstract
Este artigo objetiva analisar que habilidades de leitura e multiletramentos são trabalhadas com as HQs no Livro Interativo Digital (LIDi), do Projeto Jornadas, da disciplina de Língua Portuguesa (Jornadas.port). Para isso, fez-se uma pesquisa de cunho exploratório e qualiquantitativo, cujo corpus consistiu em 25 perguntas, todas retiradas da seção “Leitura I”, localizadas na segunda unidade no livro do sexto ano do ensino fundamental. As questões analisadas estão nas páginas 48 a 54. A investigação foi feita com base em quatro categorias: leitor contemplativo, movente, imersivo e híbrido. Os resultados indicam um equilíbrio entre os leitores contemplativo e movente e a necessidade de um trabalho maior em torno da leitura imersiva, tendo em vista que o LIDi pode mudar a dinâmica da relação entre professor e aluno em sala, junto com a gradual adesão dos tablets nas escolasDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.