ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) POR MEIO DE FILME: considerações sobre o Portfólio Europeu Para Línguas (CEFLS)

Autores/as

  • Antônio Márcio da Silva

Resumen

RESUMO

Este artigo discute o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) por meio de filme, tendo como base a aquisição das competências propostas pelo Portfólio Europeu para Línguas. O estudo explora uma atividade desenvolvida com o filme
Central do Brasil com um grupo de quatorze aprendizes em nível B2 (‘intermediário-superior’) em contexto universitário britânico. Para tanto, foram levantadas as dificuldades e as contribuições da tarefa para os aprendizes em um contexto
multilíngue. As contribuições que se espera dizem respeito à relação entre as competências sugeridas pelo CEFLs e os diferentes níveis de PLE.

Palavras-chave: Português Língua Estrangeira (PLE). CEFLs. Filme. Ensino.

ABSTRACT

This article discusses teaching Portuguese as an FL through film, considering the acquisition of competences proposed by the Common European Framework for Languages (CEFLs). The study explores an activity using the film Central Station,
conducted with a group of fourteen learners at B2 (‘upper-intermediate’) level in a British university context. Through the activity, difficulties and contributions to the learners in a multilingual context were discussed. The contributions of the study concern the relationship between the competences suggested by the CEFLs and the different levels of PFL.

Keywords: Portuguese Foreign Language. CEFLs. Film. Teaching.

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Biografía del autor/a

Antônio Márcio da Silva

Leitor brasileiro na Birkbeck University of London pelo CNPQ. Doutorando em Hispanic Studies pela University of Bristol.

Publicado

2010-07-26

Cómo citar

SILVA, Antônio Márcio da.
ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) POR MEIO DE FILME: considerações sobre o Portfólio Europeu Para Línguas (CEFLS)
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 1, n. 1, 26 jul. 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/113. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos