REPENSANDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

Auteurs-es

  • Elena Godoy Godoy
  • Marina Xavier Ferreira

Résumé

Os estudos de aquisição de línguas adicionais têm aumentado nos últimos anos, em busca de aprimorar o que um aprendiz de línguas deve saber para dominar uma L2 nos diferentes contextos comunicativos. Um dos temas de discussão nessa área é a competência comunicativa e suas subcompetências, que, com o surgimento de novas ciências da linguagem, foi se aprimorando com o passar dos anos. Neste artigo propomos uma nova visão da competência comunicativa, em que a subcompetência pragmática torna-se a competência primária, primordial no que concerne a aquisição de línguas. Como teorias suporte temos as quatro teorias pragmáticas mais conhecidas: Austin (1962), Grice (1975), Sperber e Wilson (1986) e Brown e Levinson (1987), entre outros. Consideramos que a competência pragmática, portanto, consegue dar conta das demais subcompetências, trazendo uma nova perspectiva de estudo para as pesquisas de aquisição de línguas adicionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elena Godoy Godoy

Professora do Departamento de Letras da UFMA

Téléchargements

Publié-e

2020-11-22

Comment citer

GODOY, Elena Godoy; FERREIRA, Marina Xavier.
REPENSANDO A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 11, n. 20, 22 nov. 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/15588. Acesso em: 18 déc. 2024.