Vozes Insubmissas

uma subversão dos papéis sociais da mulher nos contos de Margarida Montejano

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.8

Mots-clés :

Representação feminina, Ficção contemporânea, Literatura brasileira

Résumé

Na intenção de mapear as margens e abrir espaço para as novas vozes sociais, os escritores contemporâneos têm evidenciado percursos narrativos de personagens em trânsito e oprimidos em suas marcas de subjetivação: etnia, classe social, gênero, idade, orientação sexual. Neste sentido, o principal objetivo deste artigo é estudar a representação do perfil feminino no livro Fio de Prata (2022), de Margarida Montejano, tal como foi empreendida nos contos Se Não Entender, Pergunte, A Mão e o Espelho e O Fio de Prata. Para tanto, utilizaremos como contribuição teórica os estudos de Dalcastagnè (2012); Patrocínio (2014); Resende (2014), dentre outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriela Lages Veloso, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Letras, na linha de Estudos Teóricos e Críticos em Literatura, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa TECER - Estudos de Tradução, Discurso e Ensino (UEMA) e VERSA - Tradução Literária: História, crítica e experiências (CNPq). Membro do GELMA - Grupo de Estudos em Literatura Maranhense (UFMA). Atualmente, é colunista da Revista Sucuru (PB) e do Feminário Conexões, e editora da Sociedade Carolina (DF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: a representação simbólica do espelho; a relação entre literatura e filosofia, narrativas contemporâneas e literatura comparada.

Rita de Cássia Oliveira

Possui Graduação em FILOSOFIA pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é Professora Associada lll da Universidade Federal do Maranhão. Vice-Coordenadora do GT Hermenêutica da Associação de Pós Graduação em Filosofia - ANPOF no período de 2020 à 2021. Consultora ad hoc da FAPEMA. Membro fundadora da Rede Brasil Ricoeur. Pertence à Diretoria da Rede Brasil Ricoeur. É Professora Permanente do Mestrado em Letras-PGLetras, com linha de pesquisa em Estudos Teóricos e Críticos em Literatura. Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Filosofia-PPGFIL, com linha de pesquisa em : Linguagem e Conhecimento. Atualmente, faz Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência nas área de filosofia atuando principalmente nos seguintes temas:Hermenêutica, Literatura, Memória, Tempo, História, Metáfora, Educação e Ensino.

Références

ALVES, Cristiane da Silva. As mulheres velhas (r)existem: algumas notas sobre a velhice feminina e sua presença na Literatura Brasileira do início do século XXI. In: Anuário de Literatura. Florianópolis, v. 26, 2021.

ASSIS, Machado de. O Espelho [1882]. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

BEAUVOIR, Simone de. Por que sou feminista? Entrevista concedida ao programa “Questionnaire”, em 1975. Disponível em: <https://bit.ly/3zr52O9>. Acesso em: 20/10/23.

BÍBLIA. Tradução de João Ferreira Almeida. Rio de Janeiro: King Cross Publicações, 2008.

BUARQUE, Chico. Dueto. Disponível em: <https://bit.ly/3cy80aw>. Acesso em: 20/10/23.

CHEVALIER, Jean. GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

DALCASTAGNÈ, Regina. Espaço de cumplicidade: a representação da figura materna na literatura brasileira contemporânea. In: Revista Cerrados, [S. l.], v. 8, n. 9, 2015.

______. Ilusão e referencialidade: tendências da narrativa brasileira contemporânea. In: Signótica, v. 19, 2007.

______. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro, Editora da Uerj, 2012.

______. Sombras da cidade: o espaço na narrativa brasileira contemporânea. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n° 21. Brasília, janeiro/junho de 2003.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência das mulheres negras reconstrói a história brasileira (entrevista). Disponível em: <https://bityli.com/cYlvJw>. Acesso em: 20/10/23.

GARCIA, Maria José Ladeira. A mise en abyme em inventário do inútil de Elias José. In: Verbo de Minas: letras. Juiz de Fora, v. 7, n. 13, jan./jun. 2008.

JACOME, Mirele Carolina Werneque. PAGOTO, Cristian. Cultura patriarcal e representação da mulher na literatura. In: Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, v. II, nº 1, 1º semestre de 2009.

LEAL, Tatiane. A invenção da sororidade: sentimentos morais, feminismo e mídia. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MEIRELES, Cecília. Retrato [1939]. In: Poesia completa de Cecília Meireles. Organização de Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MONTEJANO, Margarida. Fio de Prata: Contos. São Paulo: Scenarium, 2022.

PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do. Os (não) adaptados: a experiência urbana na obra de Rubens Figueiredo. In: RESENDE, Beatriz. FINAZZI-AGRÓ, Ettore. Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revan, 2014.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru, SP: Edusc, 2005.

PHILLIPS, Anne. The politics of presence. Oxford: Oxford University Press, 1995.

RESENDE, Beatriz. FINAZZI-AGRÓ, Ettore. Possibilidades da nova escrita literária no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revan, 2014.

SOARES, Livia Maria Rosa. CARVALHO, Diógenes Buenos Aires de. A representação da menina e da mulher no conto de fadas moderno: novos destinos em “Além do bastidor” e “A moça tecelã” de Marina Colasanti. In: Revista Signo, vol. 40, n° 68, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2024-03-16

Comment citer

VELOSO, Gabriela Lages; OLIVEIRA, Rita de Cássia.
Vozes Insubmissas: uma subversão dos papéis sociais da mulher nos contos de Margarida Montejano
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 29, 16 mars 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/22463. Acesso em: 21 nov. 2024.