MEMÓRIA E DISCURSIVIDADES SOBRE O CORPO: SENTIDOS DE/SOBRE A VIOLÊNCIA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Autori

  • Fernanda Surubi Fernandes

Parole chiave:

Discurso. Interdição. Mulher.

Abstract

Este estudo tem como objetivo compreender o funcionamento discursivo da violência contra a mulher materializada no corpo, a partir das análises de campanhas publicitárias que abordam essa problemática. Assim, apresentamos as noções sobre corpo a partir de Orlandi (2012), Ferreira (2013), Foucault (2008), Souza (2010), Lacan (1998), para, nesses materiais, observarmos de que modo o corpo é significado na/pela violência. A partir dos conceitos de discurso, corpo, formação imaginária da Análise de Discurso de linha francesa, realizamos nosso dispositivo teórico e analítico para assim recortar e analisar as campanhas: 1. “Noiva”, 2. Uma campanha do Egito, recortada de uma seleção de notícias retiradas de circulação; para compreendermos como a violência contra a mulher é materializada numa relação entre corpo, sujeito e discurso. Concluiu-se, portanto, que o corpo, nesse caso, é símbolo de poder, de repressão, pois os distintos modos de marcar a violência se confrontam com uma sociedade constituída por uma memória sobre a condição da mulher, marcada na sua culpabilização pela violência sofrida, e interditada em seus desejos, vontades em sua própria identidade, marcada pelo/no corpo.

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Pubblicato

2021-06-29

Come citare

SURUBI FERNANDES, Fernanda.
MEMÓRIA E DISCURSIVIDADES SOBRE O CORPO: SENTIDOS DE/SOBRE A VIOLÊNCIA EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 22, 29 giu. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/17174. Acesso em: 16 nov. 2024.