Educação bilíngue para surdos: desafios e perspectivas no contexto pedagógico

Autori

  • Silvia Helena Muniz da Cunha Universidade Federal do Maranhão
  • Raquel Pereira dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v16n31e25371

Parole chiave:

educação bilíngue, estudantes surdos, Libras, inclusão, políticas educacionais

Abstract

Este artigo tem por objetivo demonstrar as implicações pedagógicas da educação bilíngue para surdos no Brasil, destacando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o ensino do português escrito como segunda língua. O problema estudado reside nos desafios encontrados na implementação de práticas bilíngues em algumas escolas que incluem alunos surdos, impactando diretamente o desenvolvimento linguístico e acadêmico desses
estudantes. Para fundamentar a discussão, foram utilizados os estudos de Quadros e Karnopp (2004), que analisam a estrutura linguística da Libras e sua importância no desenvolvimento dos surdos; Skliar (1997), que enfatiza a identidade cultural surda e os desafios da inclusão educacional; e Lodi e Lacerda (2019), que abordam os desafios na formação docente e no ensino do português como segunda língua. Além disso, Strobel (2009) contribui para o entendimento da
cultura surda e da valorização da Libras como elemento essencial para a construção da identidade dos estudantes. Os objetivos específicos da pesquisa incluem analisar a efetividade da educação bilíngue para surdos no Brasil, identificar os principais desafios enfrentados e propor estratégias para sua melhoria. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica e na análise documental de legislações como o Decreto 5.626/2005 e a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), que regulamentam o ensino bilíngue. Os resultados indicaram que a valorização da identidade cultural surda e a formação de professores qualificados são fundamentais para avanços significativos nessa área. Além disso, identificou-se que a falta de materiais didáticos adaptados, a escassez de professores capacitados e as limitações estruturais comprometem a efetividade do modelo bilíngue. Portanto, concluiu-se que é imprescindível investir em políticas públicas que fortaleçam a educação bilíngue para surdos, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. 

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Biografia autore

Silvia Helena Muniz da Cunha, Universidade Federal do Maranhão

É professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando no curso de Letras Libras. Sua trajetória inclui a docência na Educação a Distância pela Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE/UFMA), onde lecionou no curso de Letras, além de ser tutora na Especialização em Educação Especial e Inclusiva da UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet). Também lecionou no Programa Ensinar de Formação de Professores da UEMA, ministrando disciplinas como Libras. É especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Graduou-se em Letras, com habilitação em Português e Inglês, pela UEMA.

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Pubblicato

2025-11-27

Come citare

CUNHA, Silvia Helena Muniz da; SANTOS, Raquel Pereira dos.
Educação bilíngue para surdos: desafios e perspectivas no contexto pedagógico
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 16, n. 31, 27 nov. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/25371. Acesso em: 6 dic. 2025.