Vol. 15 No. 30 (2024): Discursos do Norte: Insólitos excluídos

					View Vol. 15 No. 30 (2024): Discursos do Norte: Insólitos excluídos

O Norte do Brasil carrega consigo uma rica tapeçaria de culturas, histórias e
perspectivas. No entanto, as narrativas circulantes em sociedade moldam,
frequentemente, seus aspectos históricos, políticos e sociais como a região da falta e do
atraso. Imagens as quais nem sempre refletem a diversidade discursiva conflagrada na
complexidade da região. Diante dessa perspectiva, este dossiê, intitulado “Discursos do
Norte: Insólitos excluídos”, receberá artigos que analisem, sob a ótica de teorias
interpretativistas, como a Análise do Discurso, diversas materialidades discursivas,
buscando preencher as lacunas abertas por incontáveis atravessamentos, oferecendo,
desse modo, um exame crítico e esclarecedor das projeções identitárias, dos
apagamentos e das interpelações presentes nos discursos que orbitam uma das regiões
mais estratégicas do Brasil.

ORGANIZADORES:

Thiago Barbosa Soares

Damião Francisco Boucher

 

 

Published: 2024-12-26

Ficha Técnica

Apresentação

Dossiê Temático

Tradução

  • Meanings Adrift in The Discourse of Former Governor José Wilson Siqueira Campos

    Thiago Barbosa Soares, Damião Francisco Boucher
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.18

Artigos

  • MUA, KA'A IARY AND KA'A: etiological legends of rescue of indigenous Paraguayan identity

    Heloísa Reis Curvelo, Carol Silva dos Santos, Isabel Abreu Guimarães , Luana Carneiro Fortes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.19

Seção Livre

  • Disqualification of the other and intertextual mobilizations in controversial interactions about the Bill (PL) 580/2007

    Ozeias Evangelista de Oliveira Junior, Jasmin Costa Mendes, Noemy Prazeres Sousa, João da Silva Araújo Júnior
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.20
  • Silencing and effects of media success: MC Pipokinha's words about a teacher

    Isabella Cristina Morais do Nascimento, Thiago Barbosa Soares, Damião Francisco Boucher
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.21
  • The Pedagogical Practices of Portuguese Language Teachers in High School with the Argumentative Typology

    Ellen Rodrigues, Maria Aparecida Gomes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.22

Resenha