AS MÍDIAS E A COISIFICAÇÃO DO CORPO: APONTAMENTOS PARA UMA POSSÍVEL LIBERTAÇÃO
Palavras-chave:
Coisificação. Corpo. Mídias.Resumo
As mídias apresentam uma síntese das representações e imaginários de corpo, reproduzindo, divulgando e formando conceitos deste corpo, “modelos” corporais a ser seguidos para o alcance de um objetivo: o corpo ideal de cada época. Não obstante à assertiva, por trás de cada ideia de corpo alojam-se vários outros ideais de comportamento, de valores. A redução da condição humana, sensível, vibrátil e somática do corpo a um imaginário objetal, em que a característica vívida deste corpo é percebida, entendida, apreendida e representada como uma “coisa”: inerte, paralisada, modalizada e abduzida pelas tecnologias estéticas, cosméticas, nutricionais e maquínicas é fundamento de nossa crítica ao imperativo midiático que assim considera o corpo humano. É dessa coisificação que este estudo trata. Por vias da ADC, retomamos reflexões circulantes em literatura sobre a coisificação do corpo e desenvolvemos possibilidades de pensá-las em direção a uma possível libertação, mesmo que provisória.
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