UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A LIDERANÇA FEMININA NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS DO RECIFE
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Posição-sujeito, Assembleia de Deus, Liderança femininaResumo
Este artigo objetiva promover uma análise discursiva da posição de liderança feminina de três dirigentes de círculo de oração da Igreja Assembleia de Deus do Recife, para mostrar os efeitos de sentido que são produzidos nessa posição-sujeito, bem como, a presença de outros discursos no lugar ocupado por elas. Assim, com base na Análise Materialista do Discurso de vertente pecheuxtiana, mobiliza-se as concepções de discurso, posição-sujeito, condições de produção e formações imaginárias presentes nesse corpus constituído por um questionário contendo cinco perguntas feitas a essas dirigentes sobre as relações de poder no perfil da liderança feminina, considerando que o círculo de oração é o maior espaço de liderança dado à mulher nessa igreja. Dentre os resultados, a pesquisa mostrou que a liderança masculina na Assembleia de Deus se sobrepõe à feminina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.