As práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa do ensino médio com a tipologia argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n30.2024.22Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Língua Portuguesa, Tipologia ArgumentativaResumo
O artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas com a tipologia argumentativa por professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio. A pesquisa é de natureza qualitativa e inspirada na pesquisa-ação como princípio teórico-metodológico, com base nos parâmetros estabelecidos por Tripp (2005). Os pressupostos teóricos se fundamentam em Imbernón (2010); Nóvoa (1991); Marcuschi (2002, 2005); e Koch (2000, 2004). Os resultados apontam o interesse dos professores quanto aos diferentes tipos de uso da linguagem e estratégias para o ensino por meio do texto argumentativo. Contudo, os dados analisados apontam o conhecimento lacunar das participantes em relação aos tipos de argumentos, mecanismos referenciais e o uso de conectores, bem como estratégias metacognitivas e contextuais de leitura e interpretação do texto, essenciais para a habilidade argumentativa do aluno.
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