Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira do Caribe tem como foco o estudo das culturas Afro-Americanas na sua relação com outras culturas e com suas matrizes africanas. A missão da revista está orientada pela compreensão da relação Brasil/Caribe. 

Temáticas:  Estudos Caribenhos Multidisciplinares; Relação Brasil/Caribe; Conexões Culturais Afro-Americanas; Brasil/Caribe em perspectiva Global e Conectada.

A Revista Brasileira do Caribe segue as diretrizes sobre conduta em pesquisas e publicações científicas fornecidas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) <https://publicationethics.org/about>.

Política de Isenção de Taxas

A Revista Brasileira do Caribe não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

Processo de Avaliação pelos Pares

O tempo médio de avaliação da Revista Brasileira do Caribe é de 6 a 10 meses.

A Revista Brasileira do Caribe Cadernos de Pesquisa possui um banco de dados de pareceristas doutores nacionais e internacionais.

Política de Repositório  (Préprint e Pósprint)

Os originais submetidos à publicação na Revista Brasileira do Caribe devem ser inéditos. Não serão aceitos trabalhos submetidos previamente em servidores de préprint. Entretanto os autores podem depositar uma cópia de seu artigo já publicado na Revista Brasileira do Caribe (pósprint) em um repositório institucional ou outro de sua escolha.

Política de Acesso Livre

Esta revista também oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que ao disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, favorece a democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

A Revista Brasileira do Caribe está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Política de Arquivamento

A revista adota a licença LOCKSS para preservação de longo prazo.
 
 
 

Diretrizes para os autores

IDIOMAS:  artigos inéditos em português, espanhol, francês ou inglês.

TIPOS DE TRABALHO PUBLICADO: Artigos inéditos que abordem estudos multidisciplinares do Caribe, das conexiones Afro Atlânticas e especialmente as do Brasil com o Caribe.

Resenhas críticas sobre obra publicada nos últimos dois anos cujo conteúdo se relacione com o Caribe;

Entrevistas com personalidades de grande expressão historiografia caribenha;

Documentos, repertórios, inventários etc. que possam interessar aos pesquisadores caribenhos.

FORMA DE APRESENTAÇÃO

Os artigos serão enviados em formato microsoft word for windows, espaçamento entre linhas 1,5, margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita), fonte Times New Roman 12, parágrafo justificado.  Os artigos deverão ainda ser acompanhados de um abstract (inglês) com três Keywords e outro no idioma original também com três palavras-chave. O resumo em português é obrigatório, no caso de estrangeiros será providenciado pelo conselho editorial da Revista. As imagens, fotos, quadros, deverão ser enviados em arquivo independente e com resolução que permita ser trabalhadas e adaptadas ao formato da revista.

O autor deve submeter outro arquivo, com o nome do autor(es) e breve currículo, incluindo instituição onde trabalha, endereço, telefone e-mail para contatos

A extensão dos artigos deverá ser entre 15 a 20 páginas, e a das resenhas  entre 5 e 7 páginas, todas no formato acima especificado e o resumo (abstract) em torno de 10 (dez) linhas.

Todos os textos deverão obedecer ao padrão normativo vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos (ABNT NBR 6022/2018), sobretudo no que se refere às citações (ABNT NBR 10520/2023), referências (ABNT NBR 6023/2025) e resumos (ABNT NBR 6028/2021).

Os autores, em citações textuais ou não, deverão ser colocados dentro do texto entre parênteses (Sobrenome do autor em minúsculas, ano de publicação da obra, páginas mencionadas) ou fora do parênteses, por exemplo, (Glissant, 2001, p. 35-40) ou Glissant (2001, p. 35-40) e referenciados completos nas Referências ao final do artigo. Diferentes textos de um mesmo autor num mesmo ano deverão ser diferenciados com uma letra após a data, a partir da letra a.

As citações no corpo do texto, de até 3 linhas, devem vir transcritas entre aspas duplas, com o mesmo tipo e tamanho da letra do texto. Com mais de 3 linhas devem ser transcritas em parágrafo distinto, em fonte Times New Roman 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço simples  e sem aspas duplas, ainda que, atendendo ao perfil da revista publicada em dois idiomas, o conselho editorial se reserva o direito à utilizar também a itálica nos casos de uso de idioma diferente ao original do artigo. As citadas dentro do texto deverão seguir o seguinte exemplo (Autor, data, número das páginas). Exemplos: (Castillo, 1940, p.18) ou Castillo (1940, p.18).

Notas de Fim do artigo: breves sucintas e claras, apenas de esclarecimentos ou explicativas. As referências bibliográficas não são consideradas notas.

REFERÊNCIAS: deve contemplar as obras efetivamente citadas e referenciadas ao longo do artigo e nas notas do fim de texto, bem como apresentar indicações completas conforme os modelos a seguir: SOBRENOME, nome do autor. Título do livro em negrito: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Exemplo:
BRAUDEL, F. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Capítulo de coletânea: SOBRENOME, nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, nome do organizador ou editor. Título da coletânea em negrito. Local: Editora, ano de publicação, páginas. Artigo de revistas ou periódicos: SOBRENOME, nome do autor. Titulo do artigo. Título do periódico/revista em negrito. Local de publicação, número do volume, número do fascículo, data da publicação. Exemplos:

MACEDO, José Rivair de. Sobre a Idade Média residual no Brasil. In: MACEDO, José R. de (org.). A Idade Média portuguesa e o Brasil: reminiscências, transformações e ressignificações. Porto Alegre: Vindráguas, 2011. p. 9-20.

MARTINS, Elizabet Dias; PONTES, Roberto. Três casos de metamorfose residual para além da alegoria popular em verso. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 7, n. 1, p. 52-64, 2011.

A Revista possui um conselho editorial que garante a qualidade da revisão e padronização nas diferentes línguas dos artigos recebidos.

Para facilitar a consulta sobre os autores e adequar-se ao formato da revista temos criado uma seção sobre os autores, incorporada ao corpo da revista, anunciada no Sumário (Abstract), que contém uma  Biografia e o e-mail do autor para facilitar o contato dos leitores.

Contato: caribe.revista@ufma.br