REPENSAR A HISTÓRIA: Visual dreadlocks
Palavras-chave:
Cultura na diáspora, Reggae, RastafarianismoResumo
Este artigo relaciona aspectos das costumes milenares da sociedade africana a partir das performances da religião Rastafari e do reggae. O estudo dos Rastafaris fornece visibilidade a fenômenos escurecidos pelas tradições eurocêntricas e mostram o contrasentido implícito nas políticas de higienização experenciadas historicamente pelos africanos e afrodescendentes. Para melhor situar a complexidade social e simbólica na qual o reggaefoi concebido, este viés interpretativo reapresenta o estilo jamaicano dos dreadlocks, buscando no Egito, Núbia e Etiópia sua ancestralidade. Assim, a figura emblemática do leão entre os Rastafari será analisada relacionando-a ao ritual de passagem do povo Masai. Os resultados colhidos na pesquisa de campo etnográfica, em São Luis do Maranhão ( Brasil) e em Kingston (Jamaica), indicam o amplo significado social deste patrimônio jamaicano, materializado nas tranças em forma de pavio, nas recorrentes imagens de lion-man e nas roupas panafricanas, atualizando expressões culturais do passado e dando destaque à diáspora transatlântica.
Palavras-chave: Cultura na diáspora. Reggae. Rastafarianismo
Resumen
Este artículo relaciona aspectos de las costumbres milenarias de la sociedad africana a partir de las performances de la religión Rastafari y delreggae. El estudio de los Rastafaris da visibilidad a fenómenos oscurecidos por las tradiciones eurocéntricas y muestran el contrasentido implícito em las políticas de higienização experenciadas históricamente por los africanos y los afrodescendientes. Para mejor situar la complejidad social y simbólica em la cual el reggae fue creado, este viés interpretativo reapresenta el estilo jamaicano de los dreadlocks, buscando en Egito, Núbia y Etiópia su ancestralidad. Así, la figura emblemática del león entre los Rastafari será analizada relacionándola al ritual de pasaje del pueblo Masai. Los resultados obtenidos em la investigación de campo etnográfica, en San Luís do Marañón (Brasil) y en Kingston (Jamaica), indican el amplio significado social de este patrimonio jamaicano, materializado en las trenzas, en las recurrentes imágenes de lion-man y en las ropas panafricanas, atualizando expresiones culturales del pasado y dando destaque a la historia pensada desde la diáspora transatlántica.
Palavras claves: Cultura em la diáspora. Reggae. Rastafaranismo
Abstract
This article reconstructs religious characteristics and millenary customs of African society understood from performances of Jamaican Reggae. The phenomenon studied provides visibility to the bluff of Eurocentric traditions and to the processes of higienisation lived historically by Africans and Afro-descendents. To better situate the social and symbolic complexity in which reggae was conceived and established as an identitary language, this interpretative bias re-presents the Jamaican style, searching in Ancient Egypt for the esthetic roots of the use of dreadlocks and in the millenary rite-of-passage of the Masai people for the emblematic figure of the lion. The results obtained from ethnographic field work in São Luis do Maranhão – Brazil, suggest a wide social meaning of this Jamaican heritage, materialized in braids of hair in the form of a fuse, in recurrent images of lion-man and in clothes with pan-African colours, making up a scene suitable for rethinking historiography from the Transatlantic diaspora.
Keywords: Culture in the diaspora. Reggae. Rastafarian
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