BOLERO, SAMBA-CANÇÃO E SAMBOLERO: matrizes, nomadismo e hibridismo de gêneros musicais latinoamericanos no Brasil, anos 1940 e 1950/ BOLERO, SAMBA-CANÇÃO AND SAMBOLERO: matrices, nomadism and hybridism of Latin American musical genres in Brazil, 1940s and 1950s
Parole chiave:
Música, Canção das mídias, Rádio, Disco, Sambolero, Bolero, Sambacanção,Abstract
Este texto se propõe a analisar o encontro do gênero musical caribenho do bolero com o sambacanção no Brasil, ocorrido a partir dos anos 1940 e com forte presença nas mídias sonoras até a década seguinte. Para tanto, levou-se em conta o caminho percorrido pelo bolero e suas afinidades com o samba-canção e com o cenário brasileiro de quando ocorreram seus marcos de entrada no país. A abordagem aqui faz uso da musicologia, da História, da lingüística e dos estudos culturais. Os decorrentes hibridismos, estéticas e suas reações foram contemplados, chegando-se a idéia de que tanto o samba-canção quanto a Bossa Nova, encontraram no bolero protagonismos, antagonismos e práticas musicais que compõe a identidade da música brasileira.
Palavras-chave: Música. Canção das mídias. Rádio. Disco. Sambolero. Bolero. Sambacanção
Resumen
Este texto se propone analizar el encuentro del bolero, género musical caribeño con la sambacanción en Brasil, ocurrido a partir de los años 1940 y con fuerte presencia en los medios de sonido hasta la década siguiente. Para ello, se tuvo en cuenta el camino recorrido por el bolero y sus afinidades con la samba-canción y con el escenario brasileño de cuando ocurrieron sus hitos de entrada en el país. El enfoque aquí hace uso de la musicología, la historia, la lingüística y los estudios culturales. Los derivados hibridismos, estéticas y sus reacciones
fueron contemplados, llegando a la idea de que tanto la samba-canción como la Bossa Nova, encontraron en el bolero protagonismos, antagonismos y prácticas musicales que componen la identidad de la música brasileña.
Palabras-clave: Música. Canción de los medios. Radio. Disco. Sambolero. Bolero. Sambacanção
Abstract
This text proposes to analyze the encounter of the Caribbean musical genre of bolero with samba-canção in Brazil, which took place since the 1940s and with a strong presence in the sound media until the following decade. In order to do so, it was taken into account the path traveled by bolero and its affinities with the samba-canção and with the Brazilian scenario of when its landmarks of entrance in the country occurred. The approach here uses the musicology, history, linguistics, and cultural studies. The resulting hybridities, aesthetics
and their reactions were contemplated, arriving at the idea that both the samba-canção and the Bossa Nova found in the bolero the protagonisms, antagonisms, and musical practices that compose the identity of Brazilian music.
Keywords: Music. Media song. Radio. Disco. Sambolero. Bolero. Samba-canção
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