TEACHING CHEMISTRY AND PLAY: preparation and application of didactic games and the teachinglearning process ressignified

Authors

  • Patricia Appelt Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0003-4302-534X
  • Liliam Cristina Angelo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco https://orcid.org/0009-0003-6932-3211
  • Maria Eduarda Candido Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Esther Larissa Cordova Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Ariele Aparecida Jareski dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Elison Augustin Machado Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Aislyn Santos Mota Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.15

Keywords:

Chemistry teaching, Teaching resources, Chemistry games, Inclusion, Active methodologies

Abstract

The work presents the results of an extension action that sought to develop, adapt and apply didactic games for Chemistry Teaching in different school environments, as well as verify the results of this action in improving learning and instigation. Eleven didactic games were developed and applied. The objective was to test the possibilities of re-signifying Chemistry teaching-learning strategies based on the playfulness of scientific processes and phenomena. This activity was applied in three different schools in the Guarapuava region and evaluated by the participating students by filling out a form with questions about their experiences regarding the games. Through the data collected, it was observed that students showed greater interest in the activities developed, reporting that the games contributed to learning the content of that subject. Also, it is considered that the use of this tool helps in the development of students, stimulates reasoning, improves interpersonal relationships and the student learns autonomously, being the protagonist of their knowledge

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patricia Appelt, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Nome completo: Patricia Appelt

Titulação: Doutora em Química

Vínculo institucional: Professora na Universidade Centro-Oeste do Paraná - Unicentro

e-mail: patriciaappelt@unicentro.br

Tecnóloga em Controle de Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009), Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Química pela Universidade Federal do Paraná (07/2013), na área de Química Inorgânica, com mestrado-sanduíche por 3 meses no projeto CAPES/UDELAR (Montevideo - Uruguai). Doutora em Química pela Universidade Federal do Paraná (10/2017), com Doutorado sanduíche no Exterior (CAPES- PDSE), por 13 meses no Brooklyn College-NYC. Apresenta experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica Medicinal (atividade antitumoral, antibacteriana, antioxidante e enzimática) e Química de coordenação. Atuou como professora colaboradora em quatro Instituições de Ensino. Possui pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Tecnologia de Alimentos - UTFPR - Campo Mourão e Medianeira (12 meses) e pós doutorado no Programa de Pós-graduação em Química Aplicada - Unicentro (24 meses), ênfase na síntese de complexos metálicos com aplicações microbiológicas. Desde 2021, atua como professora colaboradora na Universidade Estadual Centro-Oeste, Campus CEDETEG.

Liliam Cristina Angelo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Nome completo: Liliam Cristina Angelo

Titulação: Doutora em Química

Vínculo institucional: Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

e-mail: langelo@utfpr.edu.br

Possui graduação em Tecnologia em Química Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e doutorado em Química (área de concentração: Inorgânica), pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente, é professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em análises químicas e espectroscópicas.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7311440769745859

ORCID:  https://orcid.org/0009-0003-6932-3211

Maria Eduarda Candido Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Esther Larissa Cordova, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Ariele Aparecida Jareski dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Elison Augustin Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduando do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Aislyn Santos Mota, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Published

2024-11-21

How to Cite

Appelt, P., Angelo, L. C., Pereira, M. E. C. ., Cordova, E. L. ., Santos, A. A. J. dos ., Machado, E. A. ., & Mota, A. S. . (2024). TEACHING CHEMISTRY AND PLAY: preparation and application of didactic games and the teachinglearning process ressignified. Revista Húmus, 14(41). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.15