INTERNET, FACEBOOK E PRIVACIDADE SOB UMA PERSPECTIVA DE 44 CARTAS DO MUNDO LÍQUIDO MODERNO DE ZIGMUNT BAUMAN
Abstract
O objetivo deste trabalho é questionar as mudanças nas formas de relações sociais e na privacidade das pessoas da nossa atual sociedade do consumo, como assim definida por Zigmunt Bauman. Uma sociedade em que as pessoas possuem uma nova forma de se relacionarem umas com as outras, muito mais dinâmica e fluída, assim como a vida cotidiana, principalmente nas cidades. Para fazermos esta análise escolhemos a obra 44 cartas do mundo líquido moderno, na qual Bauman responde cartas de leitora(e)s da revista feminina “La Repubblica delle Donne” sobre diversos temas como cultura, privacidade, internet, Facebook, moda e outros de interesse não só das leitoras, mas de um público em geral, já que são problemas que estão ao redor do mundo. São 44 pequenos capítulos, respondidos em poucas páginas, cada um correspondendo às cartas recebidas no período de dois anos, entre 2008 e 2009. Podemos através destes flashes da vida cotidiana ter mais clareza sobre os acontecimentos e os problemas desta nova fase da vida humana, que tem a internet como símbolo. Na qual as pessoas não vivem mais em sociedade, e sim em rede. Não mais face a face, e sim, tela a tela, ou Face a Face. Não podemos deixar de por em debate também a indústria de consumo que age por trás destes mecanismos midiáticos, que invadem a privacidade das pessoas, internautas e consumidores. Assim também como os monitoram, os selecionam e os incluem ou excluem de acordo com os padrões exigidos pela Modernidade Líquida.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-09-01
How to Cite
Junior, J. D. de S. (2015). INTERNET, FACEBOOK E PRIVACIDADE SOB UMA PERSPECTIVA DE 44 CARTAS DO MUNDO LÍQUIDO MODERNO DE ZIGMUNT BAUMAN. Revista Húmus, 5(14). Retrieved from https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3968
Issue
Section
Artigos