GESTÃO DOS RELACIONAMENTOS: A emergência das sociabilidades em clubes e associaçõess

Autores/as

  • Saulo Tavares Mota Universidade de São Paulo

Resumen

Determinadas alterações nas políticas econômicas da Europa e do Brasil parecem ter composto cenários que viabilizaram condições de possibilidade historicamente datadas para a emergência de clubes e associações, que engendraram formas de se relacionar muito precisas e presentes ainda no século XXI. Pretende-se analisar o modo como as transformações políticas e econômicas, historicamente datadas, na Europa e no Brasil, interferiram nas formas de se relacionar viabilizando a emergência dos clubes e associações, investigando o modo como provocaram e/ou configuraram condições de possibilidade para a emergência de tais formas de se comunicar e se relacionar. O liberalismo se estabeleceu também no Brasil de tal modo a fazer com que os sujeitos não só aprendessem a (con)viver e (re)produzir estratégias de separação, de gestão das relacionamentos e de individualização, mas que passassem a reivindicá-las nos mais diversos aspectos da vida cotidiana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Tavares Mota, Universidade de São Paulo

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas (2008), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua nas áreas de Psicologia Social e Institucional, com ênfase em Políticas Públicas. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Psicologia, Comunicação e Filosofia a partir da interface da Análise Institucional com o pensamento de Michel Foucault. Atualmente trabalha com os seguintes temas: Políticas de Assistência e Desenvolvimento Social; Políticas de Saúde; Políticas de Comunicação; Comunicação e Sociabilidades; Modos de Subjetivação.

Publicado

2014-08-01

Cómo citar

Mota, S. T. (2014). GESTÃO DOS RELACIONAMENTOS: A emergência das sociabilidades em clubes e associaçõess. Revista Húmus, 4(11). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2458