DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas

Auteurs-es

  • Alessandra Peternella Universidade Federal de Roraima
  • Luanda Letícia Campina Borges
  • João Paulino da Silva Neto

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2017, traz em seu bojo o perfil de aluno que se quer formar para a sociedade do século XXI. Sendo uma normativa a ser incorporada pelas redes e instituições de ensino do país, nos propomos analisar criticamente a concepção de desenvolvimento pleno do estudante conforme consta no referido documento, a qual pauta-se no conceito de Educação Integral. Buscando desvelar seus significados e consequências para a formação dos estudantes brasileiros, depreendemos do documento que, para o desenvolvimento pleno, a escola deverá focar menos em ensinar os conteúdos dos componentes curriculares e mais no desenvolvimento de competências gerais e específicas como direitos essenciais. O estudante é compreendido de forma abstrata, ao se negar a realidade concreta, o que compromete o ensino efetivo e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento do psiquismo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alessandra Peternella, Universidade Federal de Roraima

Professora do curso de pedagogia, centro de educação, universidade federal de roraima. doutora em educação. professora do programa de pós-graduação em educação da universidade estadual de roraima.

Luanda Letícia Campina Borges

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima. Professora da Educação Básica pela Secrataria estadual de Educação de Roraima.

João Paulino da Silva Neto

Doutor em Antropologia pela Universidade Autônoma do México. Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRR.

Références

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Publié-e

2021-08-28

Comment citer

Peternella, A., Borges, L. L. C., & da Silva Neto, J. P. (2021). DESENVOLVIMENTO PLENO DO ESTUDANTE NA BNCC: notas críticas. Revista Húmus, 11(33). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17429

Numéro

Rubrique

Perspectivas da Filosofia