A presença do segmento pais ou responsáveis na gestão escolar

Auteurs-es

  • Janeth Aparecida Scofield Souza FEAD
  • Jacqueline Oliveira Leão UFMG

Résumé

O presente estudo objetiva precipuamente analisar a presença do segmento pais ou responsáveis na gestão escolar. A literatura especializada sobre o tema, bem como as experiências educacionais das pesquisadoras apontam que a relação família e escola refletem, assim como as novidades no campo gerencias da escola pública, as mudanças sociais, econômicas, legais e administrativas ocorridas nas últimas décadas. Transparece ainda a ocorrência de pais ou responsáveis pouco interessados em participar das às questões administrativas da escola. Em contrapartida os pais ou responsáveis quando pesquisados, apontam para o fato de que a escola busca envolver a comunidade escolar nas atividades administrativas. Sendo assim, este estudo visa contribuir com a discussão que permeia as recentes mudanças no âmbito da gestão escolar. Como resultado final, a presente análise aponta para a necessidade da prática da gestão participativa na escola estudada, através da formação e efetivação dos órgãos que a compõe, em especial atenção para o Colegiado Escolar, pelo que devem ser preservadas e exercidas as suas funções que são ações: deliberativas, consultivas, avaliativas e mobilizadoras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Janeth Aparecida Scofield Souza, FEAD

Mestre em Administração - FEAD

Jacqueline Oliveira Leão, UFMG

Pós-Doutora em Estudos Literários - UFMG

Téléchargements

Publié-e

2014-08-01

Comment citer

Souza, J. A. S., & Leão, J. O. (2014). A presença do segmento pais ou responsáveis na gestão escolar. Revista Húmus, 4(11). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2828