Proposta de perfil docente para EAD

Autores

Resumo

Este trabalho busca analisar o perfil docente para atuar na Educação a Distância, traçando um paralelo entre o professor tradicional e o professor que atua na EAD. A intenção é propor as características essenciais que o docente EAD deve apresentar. Para atingir tal objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico e uma análise exploratória das informações, além de um estudo descritivo das características identificadas. A definição de Educação a Distância, bem como o estudo de sua evolução, serviram como ponto de partida para a análise dos papéis existentes nesta modalidade e a consequente evolução docente. O trabalho termina com a listagem de características fundamentais para que este novo docente possa atuar com eficiência na modalidade EAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina - SED/SC

Cientista Social. Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política (UFSC). E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Referências

BRASIL. Decreto 5.800, de 08/06/2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberto da Brasil. Brasília: DOU, 2006.

____. Decreto 9.057, de 25/05/2017. Regulamenta o Art. 80 - Lei 9394. Brasília: DOU, 2017.

____. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: DOU, 2007.

ASSUNÇÃO, Jeane Rodella. GOMES, Lucília Inês Andrade. Experiências pioneiras da educação a distância e sua evolução no Brasil. Artigo. 8o Encontro Internacional de formação de professores. Revista Eventos. v.8, n.1, 2016.

BELLINASO, Felipe; NOVAES, Henrique Tahan. A precarização do trabalho docente na educação a distância no Brasil: uma discussão teórica. Artigo. Salvador-BA: Revista Germinal. v.10, n.1, p.316-325. Maio de 2018.

COSTA, Francisca Bertilia Chaves; MARTINS, Luiza Valeska de Meskita; BRANCO, July Grassiely de Oliveira; SAMPAIO, Patricia Passos; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. O significado de ser docente na educação a distância e as estratégias de fortalecimento para sua atuação. 7o Congresso Ibero-americano em investigação qualitativa. Atas CIAIQ2018. v.2. Fortaleza, 2018.

DEBSTIANI NETO, João; NOGUEIRA, Cléia Maria Ignatius; FRANCO, Valdeni Soliani. A prática docente na educação a distância: reflexões a partir da natureza do conhecimento científico. Artigo. Anais: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIET. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – EnPED. São Carlos-SP, 2018.

ESTANISLAU, Emanuelle Araújo. Mediação pedagógica na EAD: o papel do professor nos fóruns de discussão do AVA moodle. Artigo. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis: UNIREDE, 2014.

FARIA, Adriano Antonio. SALVADORI, Angela. A educação a distância e seu movimento histórico no brasil. Artigo. Revista das Faculdades Santa Cruz, v.8, n.1, janeiro/junho 2010.

FERRARI JUNIOR, José; RINK, Juliana. A formação continuada EAD para a educação profissional técnica de nível médio: um olhar para as concepções docentes. Artigo. Anais: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIET. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – EnPED. São Carlos-SP, 2018.

FREIRE, Paulo. Papel da educação na humanização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

IVASHITA, Simone Burioli; COELHO, Marcos Pereira. EAD: o importante papel do professor-tutor. Artigo. Anais: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba-PR: PUCPR, 2009.

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. Trabalho docente na EAD. Artigo. Revista HISTEDBR on-line. Campinas-SP: Unicamp, 2018.

LAPA, Andrea. PRETTO, Nelson De Luca. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Artigo. Brasília: Revista Em Aberto, v.2, n.84, p.79-97, nov. 2010.

MACHADO, Marília Ribas; SILVA, Julio Eduardo Ornelas; MELO, Pedro Antônio. Perfil de tutores e coordenadores de curso EAD da Universidade Federal de Santa Catarina. Artigo. XVI Coloquio Internacional de Gestión Universitaria – CIGU. Arequipa, Perú, 2016.

MILL, Daniel; ABREU-E-LIMA, Denise; LIMA, Valéria Sperduti; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Artigo. Cadernos da Pedagogia. Ano 2, v.2, n.4. São Carlos-SP: UFSCar, 2008.

MORAN, J.M. Novos caminhos de ensino a distância. Cetro de Educação a Distancia, SENAI: Rio de Janeiro, 2012.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1976.

SILVA, Jailson; FROM, Danieli Aparecida. As atribuições do professor de educação a distância e sua importância. Artigo. Disponível em <https://www.assessoritec.com.br/wp-content/uploads/sites/641/2016/12/Artigo-Jailson.pdf> Acesso em 30/03/2019. Joinville: Assessoritec, 2016.

SILVA, Gisele Cristina; NATAL, Marinice; MORAES, Regina Celia Pinheiro. O perfil docente para o ensino a distância: características essenciais. Artigo. Anais Congresso ABED: Curitiba, 2013.

SOUSA, Luciano Dias de; CANCELA, Lucas Borcard. GUIMARÃES, Maria Clara Pereira; AZEVEDO, Mileane Andrade. O papel do docente na era digital: novos desafios da EAD. Artigo. XIII EVIDOSOL e X CILTETC Online. Junho/2016. Disponível em <http://evidosol.textolivre.org> Acesso em 30/03/2019.

VIGNERON, Jacques. Formação do docente em EAD. In BARIAN PERROTTI, E. M.;VIGNERON, J. Novas Tecnologias no contexto educacional: reflexões e relatos de experiências. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Uriarte, L. R., & Silva, E. da. (2019). Proposta de perfil docente para EAD. Revista Húmus, 9(26). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/11269

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Educação e Literatura