PERCEPÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UMA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
Abstract
Introdução: Os cuidados paliativos proporcionam o desenvolvimento da qualidade de vida de pacientes que estão enfrentando uma doença terminal, assim como seus familiares. Objetivo: Verificar o conhecimento da equipe multiprofissional de uma unidade de cuidados intensivos acerca dos cuidados paliativos. Método: Pesquisa quantitativa e exploratória realizada em uma Unidade de Cuidados Intensivos, com 48 profissionais da saúde que responderam questionário sociodemográfico e econômico e questões relacionadas aos cuidados paliativos. Resultados: Predominou o sexo feminino (72,9%), faixa etária entre 23 e 29 anos (54,2%), católicos (60,4%), renda entre 3 e 5 salários-mínimos (43,8%), enfermeiros (27,1%), entre 4 e 9 anos de formados (45,8%), concursados (58,3%), tempo na instituição entre 1 e 2 anos (54,2%), possuem outro vínculo (79,1%) e com especialização (91,7%). A maioria não recebeu durante a graduação informações sobre cuidados paliativos (85,4%), não tiveram treinamento para dar más notícias (54,2%) ou preparo para dar más notícias (77,1%), acha importante o paciente terminal morrer em casa (95,8%) e se considera preparado para lidar com a morte (77,1%). Todos responderam que precisam melhorar seus conhecimentos em cuidados paliativos (100,0%). Conclusão: A maioria dos profissionais refere não possuir capacitação em cuidados paliativos. Torna-se fundamental o conhecimento e qualificação dos profissionais para o manejo adequado dos pacientes terminais.
Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Paciente Terminal. Profissionais de Saúde. Equipe Multiprofissional. Unidade de Terapia
Intensiva
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.