ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTES COM COVID-19
Résumé
Introdução: A Covid-19 doença causada pelo coronavírus do tipo SARS-CoV-2, afeta diretamente o declínio funcional e respiratório. Nesse contexto que a assistência fisioterapêutica se faz necessária para reverter ou minimizar os danos. Objetivo: Identificar as intervenções fisioterapêuticas utilizadas nos pacientes de enfermaria com diagnóstico de Covid 19. Método: Estudo descritivo retrospectivo de abordagem quantitativa realizado em enfermaria, com pacientes internados entre o período de abril a setembro de 2020. Resultados: A amostra foi constituída por 45 pacientes com média de idade de 53,8 ± 13,2 anos, sendo 62% do sexo masculino e 38% do sexo feminino. As intervenções realizadas pela equipe de Fisioterapia, foram a mobilização ativo livre, sedestação à beira leito e a terapia de reexpansão pulmonar. Conclusão: As três intervenções identificadas no presente trabalho são de fácil aplicabilidade pela equipe de fisioterapia; maior aceitabilidade e de fácil entendimento para execução por parte dos pacientes acometidos pela Covid-19.
Palavras-chave: Fisioterapia. Covid-19. Coronavírus. Funcionalidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.