Analisando a percepção de uma população sobre higiene a partir de um jogo educativo / Analysis of population perception about hygiene through an educational game
DOI :
https://doi.org/10.18764/Mots-clés :
Higiene, Autocuidado, Educação em saúdeRésumé
Introdução: Os cuidados com a higiene do corpo, do ambiente, dos alimentos e as regras que prescrevem o que é considerado sujo ou limpo têm a ver com a necessidade de todas as sociedades. Objetivo: Analisar a percepção de uma população sobre os cuidados de higiene em residentes de uma área periférica de Marília – SP. Metodologia: Com o apoio do Programa de Educação pelo trabalho para Saúde (PET SAÚDE). A amostra foi composta de vinte e cinco participantes de um jogo educativo tipo bingo. Durante a atividade todos foram estimulados a discutir frases de autocuidado relacionadas à higiene. Resultados: A análise dos dados possibilitou a elaboração de três categorias temáticas: “A higiene contribuindo com as relações pessoais e sociais”; ”A higiene evitando a transmissão de doenças” e “A valorização dos cuidados com a higiene intima”. Conclusão: Os participantes demonstraram conhecer os cuidados de higiene, depreende-se, portanto que para obter mudanças na forma de agir é preciso ultrapassar os limites da simples transmissão da informação e avançar para efetiva participação e envolvimento criativo dos atores.
Palavras-chave: Higiene. Autocuidado. Educação em saúde.
Abstract
Introduction: The concerns related to personal hygiene, environment, food, as well as the rules that show what is considered as dirty or clean, are important for all societies. Objective: To analyze the perception of a population about hygiene care in the periphery of Marilia - SP. Methods: With support of the Educational Program of Work for Health (PET SAÚDE), twenty-five participants of an educational game like bingo participated of this study. During the activity, all individuals were encouraged to discuss about self-care related to hygiene. Results: Data analysis allowed working with three thematic categories: “hygiene contribution to the personal and social relationships," " hygiene against the transmission of diseases" and “valorization of intimate hygiene care." Conclusion: The participants showed to know about hygiene care. Thus, it is necessary to improve the simple information transmission by an effective participation and creative involvement in order to promote changes in the way of acting.
Keywords: Hygiene. Self care. Health education.
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