AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA DA INTRADERMORREAÇÃO DE MONTENEGRO / Immunological evaluation of the Montenegro’s intradermal reaction
DOI:
https://doi.org/10.18764/Parole chiave:
Leishmaniose visceral humana, Intradermorreação de Montenegro, Área endêmicaAbstract
Introdução. Na leishmaniose visceral, a Intradermorreação de Montenegro (IDRM) utilizada em indivíduos sadios apresenta resultados controversos quanto à sensibilização após uma segunda aplicação. Objetivo. avaliar a resposta imunológica a sucessivas aplicações da IDRM. Métodos. Trata-se de um estudo de coorte realizado com 44 indivíduos, no período de agosto/2004 a julho/2005. A amostra foi dividida em quatro grupos sendo: 11 de área não endêmica(I) e 11 de área endêmica(II) realizaram o teste no dia zero e em intervalo de 30/30 dias; os outros 11 de área não endêmica (III) e 11 de endêmica (IV) em intervalo de 90/90 dias, ambos durante seis meses. Resultados. Os indivíduos de áreas não endêmicas (I e III) positivaram na segunda aplicação em 18% e 9% respectivamente, e após, não houve conversão para a positividade; nos participantes de áreas endêmicas, o grupo II obteve resultado positivo na segunda aplicação em 45% e todos positivaram no fim do estudo; já no grupo IV 64% e 18%, respectivamente, convergiram para a positividade com 90 e 180 dias. Conclusão. O percentual de positividade encontrado, não sugere sensibilização a partir de sucessivas aplicações da IDRM, sendo que a positividade observada pode ser devido a uma infecção assintomática ou reação cruzada.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.