CUIDADO À PESSOA COM DOENÇA RENAL CRÔNICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Resumo
Introdução: A atenção primária à saúde é a principal estratégia para controle da doença renal crônica. Objetivo: compreender o cuidado prestado à pessoa com doença renal crônica no contexto da atenção primária à saúde na perspectiva dos profissionais de saúde. Método: Estudo qualitativo, realizado com profissionais com da área médica e de enfermagem de Unidades Básicas de Saúde, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo na modalidade temática para análise dos dados. Resultados: Foram identificadas duas categorias de empíricas: 1) A atenção primária à saúde não está preparada para cuidar de pessoas com doença renal crônica; 2) A atenção primária à saúde perde o contato com os usuários em tratamento de hemodiálise. Conclusões: Para a maioria dos profissionais, a atenção primária à saúde não está preparada para o diagnóstico da doença renal crônica ou encaminhamento oportuno e não garante a manutenção do vínculo após o início do tratamento.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Doença renal crônica. Avaliação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.