CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS E CLÍNICAS DE PACIENTES COM COVID-19 INTERNADOS NA ENFERMARIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Resumo
Introdução: A COVID-19 é causada pelo novo coronavírus que foi descoberto na cidade de Wuhan na China no final de 2019. Seu quadro clínico varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Os principais fatores de risco são: adultos ≥ 60 anos com comorbidades associadas. Objetivo: Identificar as características epidemiológicas e clínicas dos pacientes com diagnóstico de COVID-19 internados na enfermaria de um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo de abordagem quantitativa, realizado no Hospital Universitário em São Luís – MA, a amostra foi composta por 60 pacientes. Resultados: Houve predomínio do sexo masculino (66,6%), com a média de idade 54 anos e que apresentaram o quadro clínico de tosse (66,6%), febre (63,3%) e dispneia (53,3%). A hipertensão arterial sistêmica (50,0%) e doença renal crônica (46,6%) foram as comorbidades mais contemplada. A oxigenoterapia foi utilizada em mais da metade dos pacientes. Como desfecho clínico 71,6% dos pacientes receberam alta hospitalar. Conclusão: A maioria dos pacientes com COVID-19 internados na enfermaria foram do sexo masculino, com média de idade 54 anos, que apresentaram um quadro clínico de febre, tosse e dispneia, com comorbidades associadas, com uso de oxigenoterapia e mais de 20 dias de internação.
Palavras-chave: COVID-19. Coronavírus. Epidemiologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.