Educação digital e vídeos: reflexões sobre formatos e influências da cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.17Palavras-chave:
vídeo educacionais, cibercultura, inteligência artificial (IA), formatos, transformação digital, educação digitalResumo
O artigo aborda o impacto da cibercultura no uso de vídeos educacionais no contexto da educação digital, considerando os formatos de vídeos e como foram evoluindo ao longo do tempo. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, o estudo enfatiza aspectos como a inteligência coletiva, a cocriação e o caráter dinâmico das mídias digitais. Além de elencar as estratégias e fatores que afetam a produção de vídeos, como: a escolha entre formatos síncronos e assíncronos, a personalização do conteúdo, e o impacto da inteligência artificial na automatização de processos. Conclui-se que, embora os vídeos desempenhem um papel essencial no ambiente digital, sua eficácia depende do equilíbrio entre o uso da tecnologia e da mediação entre professores e estudantes, aproveitando as oportunidades trazidas pela cibercultura, sem perder de vista as particularidades do processo educacional na educação digital.
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