O desafio do professor: ensino significativo e construtivo nas aulas de filosofia como reconstrução de uma nova identidade educativa na prática docente
Keywords:
Ensino. Filosofa. Reconstrução. Prática docente.Abstract
A prática docente, pode ser compreendida, como intimamente vinculada e dependente da conduta do
professor, é eminentemente um fazer por aquele que sabe fazer. A ideia do professor com profissional do
saber-fazer, contemplando a ideia de Antônio Nóvoa (1992), estaria condicionada a relação do saber para
fazer. Assim temos, um chamado à reflexão dos professores sobre sua própria prática. Esse ensaio tem
a intenção de proporcionar uma reflexão sobre com os professores de filosofia encontram-se no espaço
escolar, a fim de não pontuarmos somente discussões acerca de “mecanismos técnicos” sobre o ensinoaprendizagem
ou de instrumentos metodológica para uma “boa” aula de filosofia, mas também debruçarnos
sobre como o reconhecimento de uma identidade e responsabilidade em seu ofício pode tornar a
prática desse profissional mais significativa e real ao ensino-aprendizagem. Usar-se-á como procedimento
metodológico uma característica descritiva – pois se trata da análise de um fenômeno (o professor de
filosofia) - e exploratória, já que possui uma delimitação de estudo, levantamentos bibliográficos e análises de
documentos, como direciona Oliveira (2014). Buscar-se-á entender o mundo desse filósofo, como professor
à luz da sua prática educativa escolar. Convocaremos ao diálogo os referenciais filosóficos de Paul Ricoeur,
à luz do seu Percurso do reconhecimento (2006), além de outros filósofos que dedicam-se a Filosofia da
Educação ou campo metodológico do Ensino da Filosofia, como por exemplo Alejandro Cerletti e Silvio
Gallo. Da mesma maneira, há uma necessidade de pressupostos pedagógicos, dentro da fundamentação
Educacional como, António S. da Nóvoa, já que o cenário é a Educação. Porém, como professora-filósofapesquisadora,
permitimo-nos a outras leituras significativas que possam contribuir a esse ensaio, como:
Maurice Tardif, Donald A. Schon, Selma Garrido Pimenta, Terezinha Azerêdo Rios, Paulo Freire etc. Deste
modo, urge pensar sobre o que estamos assumindo enquanto prática docente, quando nos propomos a esse
ofício dentro das escolas, a fim de não nos tornarmos meros representadores e reprodutores de pensamento.
Downloads
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, Filosofando: Introdução à Filosofia / Maria Lúcia de Arruda
Aranha, Maria Helena Pires Martins. Ed. Moderna, 1ª edição, São Paulo, 2009.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller
Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 101 p.
ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e Função Docente. In: NÓVOA, António. Profissão Professor.
Porto Editora, toda, 1999
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia – uma didática para o ensino médio. Campinas:
Papirus Editora, 2012.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores:
caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
KOHAN, W.O; LEAL, B; RIBEIRO, A. Filosofia na escola pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. Instituto de
Inovação cultural, 1999.
NÓVOA, Antônio. Profissão Professor. Porto Editora, LTDA: 1999
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas,
SP: Autores Associados, 2009.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007.
RICOEUR, Paul. Percurso do conhecimento. Ed. Loyola, São Paulo, 2006.
SEVERINO, A. J. Filosofia: Guia do Professor. São Paulo: Cortez, 2009
ULHÔA, Joel Pimenta de. O professor e sua prática. Educação e Filosofia, Centro de Ciências Humanas
e Artes. Volume 12, n. 24, jul/dez 1998.
Koran, W.O; LEAL, B; RIBEIRO, A. Filosofia na escola pública. Petrópolis, RJ: Vozes. 2000
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.