A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana
Keywords:
Literatura. Ensino-aprendizagem. Leitura. Emancipação.Abstract
O trabalho intitulado “A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana”,
trata-se de uma inquietação surgida durante a disciplina Literatura infanto-juvenil no curso de licenciatura
em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, enfatizando a importância da
literatura para além da sala de aula. As discussões apresentada neste trabalho estão voltadas para análise
da literatura no âmbito escolar perpassando para a vida social do educando, tornando-o um ser crítico e
reflexivo diante do contexto atual contribuindo para a transformação e emancipação. Para a concretização
da pesquisa elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição da literatura para uma leitura
de mundo do ser em processo de escolarização? Tendo por objetivos: demostrar o leque de benefícios
que a literatura proporciona, estimular o prazer pela leitura, desmistificar a ideia da literatura como algo
enfadonho e por fim conscientizar a sociedade sobre a importância da literatura para a formação de sujeitos
pensantes que intervém na realidade a qual estão inseridos. Alguns autores que embasarão as discussões
são Freire (1988), Cademartor (2012), Zilberman (2005), entre outros. A metodologia baseia-se na pesquisa
bibliográfica com base qualitativa, propondo discussões e possíveis apontamentos para poporcionar
uma reflexão na sociedade sobre a importância da literatura para o desenvolvimento integral do indivíduo.
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References
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.
CADEMARTOR, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte:
Autêntica Editora, 2012.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo:
Cortez, 2011.
ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva,
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