A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste

Authors

  • ROSIETE COSTA DE SOUSA Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • ROBERTO SIDNEI MACEDO Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • VICENTE PAULINO Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p108-126

Keywords:

Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo. Etnopesquisa.

Abstract

 

 

Este artigo, produzido no contexto de uma pesquisa de doutorado em Educação que investiga currículo e formação no Timor-Leste, perguntando sobre o diálogo possível entre escola e uma-lulik (instituição ancestral timorense), visa, ao tomar como referência a uma-lulik, tecer algumas considerações que levam em conta a necessidade e urgência de tensionamento e alteração do modelo de sociedade hegemônico, que tem revelado cada vez mais a sua enorme incapacidade de cuidar da vida, bem como mostrar teorias e conceitos com os quais a escola pode operar no sentido de se aproximar mais da experiência da uma-lulik.  Como parte da nossa etnopesquisa-formação, uma prática de pesquisa multirreferencial, o texto se configura num conjunto de argumentos que conjugam noções culturais, teorias e conceitos, fazendo entrever o significado do diálogo entre uma-lulik e escola, sua potência pedagógica, cultural e política.

Palavras-chave: Uma-lulik. Currículo. Formação. Teoria Etnoconstitutiva do Currículo.  Etnopesquisa.


The search for dialogues between and-Lulik and school and the tensioning with the dominant life mode: Timor-Leste's example

ABSTRACT

This article, produced in the context of a doctoral research in Education that investigates curriculum and formation in Timor-Leste, asking about the possible dialogue between a school and the uma-lulik (Timorese ancestral institution), aims, by taking the uma-lulik as a reference, to weave some considerations that take into account the need and urgency of tensioning and altering the hegemonic model of society that has increasingly revealed its enormous inability to take care of life, as well as showing theories and concepts with which the school can operate in order to approach of the experience of  the uma-lulik. As part of our ethno-research-training, a multi-referential research practice, the text is configured in a set of arguments that combine cultural notions, theories and concepts, showing the meaning of the dialogue between uma-lulik and school and its pedagogical, cultural and political potency.

Keywords: Uma-lulik.  Curriculum.  Formation.  Curriculum Ethno-constitutive Theory. Ethnosearch.

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Author Biographies

ROSIETE COSTA DE SOUSA, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

ROBERTO SIDNEI MACEDO, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

VICENTE PAULINO, Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL)


Doutor em Ciências da Cultura – Professor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL)

Published

2021-06-28

How to Cite

SOUSA, R. C. D., MACEDO, R. S., & PAULINO, V. (2021). A busca por diálogos entre uma-Lulik e escola e o tensionamento com o modo de vida dominante: O exemplo de Timor-Leste. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 108–126. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p108-126

Issue

Section

Artigos