Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
Palabras clave:
Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.Resumen
Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,
os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,
generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.
A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os Livros
Didáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),
contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrever
e compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao
9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somente
algumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questões
importantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.
Descargas
Citas
BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - O corpo humano - 8º ano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.
BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - O meio ambiente - 6ºano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.
BARROS, C; PAULINO, W. Ciências - Os seres humanos - 7º ano. 5.ed. São Paulo: Ática, 2012.
BECK, D. Q; GUIZZO, B. S. Estudos Culturais e Estudos de Gênero: proposições e entrelaces às
pesquisas educacionais. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Ciências naturais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF,
b.
DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física.
FELIPE, J. Educação para a sexualidade: uma proposta de formação docente. In Educação para
igualdade de gênero. 2006.
GODOI, M. R; ARANTES, C. Governo dos corpos, gênero e sexualidades: reflexões sobre situações
do cotidiano escolar. 2001. In. PRADO, V. M. Gênero, corpo e @tivismos. Nuances: Estudos sobre
Educação. 2014.
LOURO, G. L. Corpo, Escola e Identidade. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, 2000.
MINAYO, M. C. S; O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo:
Hucitec, 2013.
SANTOS, F. F; SOUZA, M. L; “Professora, a senhora gosta de homem ou de mulher? Olhares de um
grupo de estudantes sobre uma proposta de ensino sobre o corpo, gênero e sexualidade na EJA. In:
Encontro Nacional de Ensino de Biologia, São Paulo, Brasil, 2014.
SEFFNER, F. Gênero, sexualidade, violência e poder. In Educação para igualdade de gênero. 2006.
SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 6º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.
SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 7º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.
SHIMABUKURO, V. Projeto Araribá: Ciências 8º ano. 3ed. São Paulo: Moderna, 2010.
TATARKIEWICZ, Wladyslaw. História de seis ideias: arte, belleza, forma, creatividad, mimesis, experiência
estética. 2002. In GUIZZO, Bianca Salazar. Gênero e embelezamento na educação infantil.
Revista PerCursos. Florianópolis, v. 14, n.26, jan./jun. 2013. P. 125 - 143.
WENETZ, I. Gênero, corpo e sexualidade: negociações nas brincadeiras do pátio escolar. Campinas,
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.