LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma"

Autores/as

  • Ângelo Cardita

Palabras clave:

Liturgia, Educação, Imaginário, Estética

Resumen

Este estudo baseia-se na consideração de dois modelos históricos antagônicos de relação da educação com a religião e tem o objetivo de propor um terceiro modelo de educação humanizadora em que a religião possa reencontrar o seu lugar, para além de toda a tentação de hegemonia e de  laicismo. O segundo objetivo do estudo deve ser entendido à luz desse movimento e consiste numa leitura da liturgia em chave pedagógica.

Palavras-chave: Liturgia. Educação. Imaginário. Estética.

Abstract

This  study  is  based  on  the  consideration of two opposing  historical models of the relatonship between education and  religion, and its aim is to propose a third model of  humanizing education in which religion can regain his place, beyond all temptation of hegemony and of secularism. The second objective of the study is to be understood in the light of this movement and it consists in a reading of the liturgy in pedagogical key.

Keywords: Liturgy. Education. Imagination. Esthetics.

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Biografía del autor/a

Ângelo Cardita

Doutor em Teologia com a tese O Mistério, o Rito e a Fé: para uma “recondução antropológica” da teologia litúrgico-sacramental (Lisboa: Quimera 2007). É professor de teologia sacramental, liturgia e estudos
rituais na Faculté de théologie et de sciences religieuses – Université  Laval (Québec, Canadá).

Cómo citar

Cardita, Ângelo. (2016). LITURGIA E EDUCAÇÃO: para uma "educação da alma". Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 9–32. Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/4344

Número

Sección

Artigos