O Nietzsche de Wittgenstein. Com considerações comparativas sobre a recepção de Nietzsche no Círculo de Viena

Autores/as

  • Ellen Caroline Vieira de Paiva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palabras clave:

Wittgenstein. Círculo de Viena. Eterno retorno. Semelhança de família. Revaloração

Resumen

Este ensaio examina perspectivas de Wittgenstein sobre Nietzsche, as teses e posições que ele (correta ou incorretamente) atribui ao filósofo, suas reflexões sobre elas, bem como sua avaliação da importância histórica de Nietzsche. Não faltam evidências quanto à existência de uma leitura direta, embora a imagem que Wittgenstein tem do filósofo seja, no mínimo, bastante influenciada por autores como Spengler. Há uma tendência acadêmica em afirmar “a troubling lack of reference to Nietzsche in Wittgenstein’s texts and lectures”. O exame mais detalhado do material nos encaminha a um resultado completamente distinto. Há uma série de cenários descritos, cujas sinopses revelam a importância de Nietzsche para Wittgenstein. O primeiro encontro documentado data de 1914: em primeira linha, ele reflete sobre a “aversão de Nietzsche ao cristianismo”: a consideração geralmente aceita na pesquisa Wittgenstein – de que ele aqui tem em mente O Anticristo – não se demonstra de forma alguma segura. Nos anos trinta, Wittgenstein usou a expressão “transvaloração de todos os valores” inicialmente como uma fórmula para a época histórica e depois, em seguida, para o seu próprio novo “movimento do pensamento”. Figuram no livro de Waissmann, Logik, Sprache und Philosophie, a presença de Nietzsche no Círculo de Viena, a ambivalente relação de Wittgenstein com esse grupo, bem como uma visão contemporânea da relação entre as duas filosofias. Desde o Caderno Marrom (Eine philosophische Betrachtung), Wittgenstein comentou repetidamente a máxima de Zaratustra: “[...] alma é apenas uma palavra para um algo no corpo” (Seele ist nur ein Wort für ein Etwas am Leibe). As duas últimas secções do ensaio tratam do conceito de “semelhança de família” (Familienähnlichkeit) de Wittgenstein e da sua crítica ao “pensamento do retorno” (Wiederkunftsgedanken) de Nietzsche.

Palavras-chave: Wittgenstein. Círculo de Viena. Eterno retorno. Semelhança de família. Revaloração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ellen Caroline Vieira de Paiva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

professora de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA,
bolsista CAPES/BEX – Doutorado no Exterior, estudante de Doutorado da Technische Universität Berlin. Título original:
BRUSOTTI, M. Wittgensteins Nietzsche. Mit vergleichenden Betrachtungen zur Nietzsche-Rezeption im Wiener Kreis. in:
Nietzsche-Studien: Internationales Jahrbuch für die Nietzsche-Forschung. Ed. by Emden, Christian et. al. Volume 38, Issue 1 Published Online 2009-10-15 | DOI: https://doi.org/10.1515/9783110208924.5.335ISSN 1613-0790 (Nov 2009).

Publicado

2017-07-17

Cómo citar

Paiva, E. C. V. de. (2017). O Nietzsche de Wittgenstein. Com considerações comparativas sobre a recepção de Nietzsche no Círculo de Viena. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 163–189. Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/7226

Número

Sección

Tradução