Marginalidades culturais e imaginário midiático sobre a cidade de Cuiabá na comédia “As fias de mamãe”
Mots-clés :
Marginalização. Imaginário midiático. Comédia. Cuiabá.Résumé
O imaginário midiático da rádio AM e a língua falada na Baixada Cuiabana são as instâncias sociais
que constituem o argumento inicial do roteiro da comédia teatral “As fias de mamãe”, que tem como
núcleo narrativo duas personagens populares, cujo cotidiano sugere o que significa viver às margens
da economia de mercado e diante da precariedade das políticas públicas na cidade de Cuiabá, Mato
Grosso. Na perspectiva da “comunicação do marginalizados”, considera-se o teatro como modalidade
de crítica da cultura ao expor as condições de precariedade material e de marginalidade simbólica das
personagens diante dos conflitos impostos pelo processo de modernização da cidade. A modernização
inclui a experiência do consumo midiático como indicador de como as personagens, vivendo entre a
hinterlândia e a cidade, observam o que pode ser a mundialização da cultura em meio à globalização
da economia.
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