A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”

Auteurs-es

  • Tauan de Almeida Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mots-clés :

Nazismo, Estética, Cinema, Progresso, Barbárie.

Résumé

O Nazismo tinha em sua ideologia um ideal de homem pautado a partir de um cânone clássico de
belo e pretendia, a partir deste cânone, moldar o mundo. Para isto, seria necessário expurgar os elementos
degenerados do corpo da nação alemã. No fim, todas as atrocidades cometidas encontrariam
sua justificativa nesta tentativa de alcançar a pureza e o ideal de belo. Para difundir sua ideologia,
o Nacional Socialismo fez uso intenso da maquinaria cinematográfica disponível naquele momento
histórico, além da tecnologia proveniente do desenvolvimento das forças produtivas do capitalismo
do período para eliminar os indesejáveis. Desta forma, dissociar Barbárie Social e Progresso Técnico
configura-se num engano inaudito. Eis os elementos trazidos pela presente reflexão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tauan de Almeida Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade
Federal do Maranhão (2016). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal
do Maranhão (2014). Atualmente atua como professor EBTT (Sociologia) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Zé Doca). Integrante do Grupo de Estudos:
Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA). Concentra-se na pesquisa dos seguintes
temas: pensamento marxiano, conflitos socioambientais, projetos de desenvolvimento, meio
ambiente, modernidade, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, educação e emancipação
humana, relações étnico-raciais brasileiras.

Références

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ARENDT, Hanna. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, Hanna. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

AROUCHE, Yeda. Obras Inimigas – Arte Degenerada. 2007. Disponível em: < http://yedaarouche.

arteblog.com.br/17785/Obras-inimigas-arte-degenerada/>. Acesso em 1 de julho de 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Trad.: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar,

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e historia da cultura.

- 7. ed. - São Paulo: Brasiliense, 1994.

BURNETT JUNIOR, Henry Martin. O protofacismo dos Wagner, por Theodor Adorno. Idéias, [S.l.],

v. 8, n. 1, p. 65-86, ago. 2017. ISSN 2179-5525. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/

ojs/index.php/ideias/article/view/8649775>. Acesso em: 14 nov. 2017.

COHEN, Peter. Arquitetura da Destruição. Título original: Architektur des Untergangs; Ano, 1992;

Direção: Peter Cohen; Gênero: Documentário; Narração: Bruno Granz; Duração: 121 minutos.

CREMERJ. Bioética e Medicina. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.cremerj.org.br/

publicacoes/86.PDF>. Acesso em 1 de julho de 2011.

DISOTEO, Maurizio. La politica musicale del nazismo: Dalla musica “bolscevica” alla musica

“degenerata”. Disponível em: < http://memoria.comune.rimini.it/binary/rimini_memoria/progetto/

LA_POLITICA_MUSICALE_DEL_NAZISMO.1205827357.pdf >. Acesso em: 25 de setembro de

HITLER, Adolf. Mein Kampf. Disponível em: <http://radioislam.org/historia/hitler/mkampf/pdf/

por.pdf>. Acesso em 1 de julho de 2011.

IASI, Mauro. As revoluções do século 19 e a poesia do futuro. In: MARX, Karl. A revolução antes

da Revolução. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

KERSHAW, Ian. Hitler. Trad.: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin. In: KONDER, Leandro. Em torno de Marx. São Paulo: Boitempo,

KONDER, Leandro. Benjamin. In: KONDER, Leandro. Os Marxistas e a Arte: breve estudo

histórico-crítico de algumas tendências da estética marxista. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1999.

LÖWY, Michel. Walter Benjamin: Alarme de Incêndio – Uma leitura das Teses “Sobre o Conceito

de História”. São Paulo: Boitempo, 2005.

MATTICK, Paulo. Karl Kautsky: de Marx a Hitler. Disponível em: < https://www.marxists.org/

portugues/mattick/1939/mes/kautsky.htm>. Acesso em: 15/11/2015.

MESQUITA, Marcos. Uma encruzilhada estético-musical: “Música do futuro” de Richard Wagner. Revista

Vórtex, Curitiba, v.3, n.1, 2015, p.25-37. Disponível em: < https://acervodigital.unesp.br/bitstream/

unesp/337754/1/Mesquita_Música%20do%20Futuro%20de%20Richard%20Wagner.pdf>. Acesso

em: 25 de setembro de 2017.

PARADA, Maurício. Formação do Mundo contemporâneo: o século estilhaçado. Petrópolis: Vozes;

Rio de Janeiro: Editora PUC, 2014.

PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo.

História: Questões & Debates, [S.l.], v. 38, n. 1, jun. 2003. ISSN 2447-8261. Disponível em:

<http://revistas.ufpr.br/historia/article/view/2716/2253>. Acesso em: 14 nov. 2017.

TOMAS, Lia. Música em tempos sombrios: apontamentos sobre a estética musical no III Reich.

Per musi, Belo Horizonte, n. 35, p. 79-99, Dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/

scielo.php?script=sci_arttext&pi517-75992016000500006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 25 de

setembro de 2017.

WAGNER, Richard. El judaísmo en la música. Disponível em: < http://www.catedraferratermora.

cat/docs/Activitats/ElCall/2012/El_judaismo_en_la_musica.pdf>. Acesso em: 25 de setembro de

ZAGNI, Rodrigo Medina. As profundezas do Intangível: relações entre o anti-semitismo religioso

e o anti-semitismo “científico na justificativa nazista para a Shoah. Disponível em: < http://diversitas.

fflch.usp.br/files/active/0/aula_1.pdf>. Acesso em: 25 de setembro de 2017.

Téléchargements

Publié-e

2019-01-05

Comment citer

Sousa, T. de A. (2019). A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 43–57. Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501

Numéro

Rubrique

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação