O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica
Mots-clés :
Ensino. Filosofia. Narrativa. TIC.Résumé
O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui para
o desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessível
aos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre eles
temos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e
“exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nas
salas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinada
através de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de serem
utilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino da
disciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma que
esta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presente
trabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosófico
pode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderá
proporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-os
até mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como,
a adoção das TIC como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos da
hipótese de que o uso destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes,
direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve de
espaço para se relacionarem através de suas palavras e ações.
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