O Poder do Fandom
construção da Recepção do Romance-Folhetim em Game Of Thrones
DOI :
https://doi.org/10.18764/2447-6498v8n1.2022.3Mots-clés :
Teoria da recepção, Romance-folhetim, Game of Thrones, FandomRésumé
O presente artigo buscou refletir sobre a construção do romance-folhetim nas séries televisivas, a partir da teoria da recepção. Para tal, o estudo apresentado explora a estruturação que relaciona arte e indústria – com ênfase na literatura e nas séries televisivas- mais precisamente no romance-folhetim e na série Game of Thrones (2011-2019), de David Benioff e D.B. Weis. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. Como fundamentação teórica foram utilizados os estudos, principalmente, de Henry Jenkins (2009) e Meyer (1996), Luiz Roncari (1995), Jauss (1994), Juan Benítez (2020), dentre outros. A partir da análise proposta foi possível identificar a transposição de algumas estruturas presentes no romance- folhetim para a série televisiva como forma de prender a atenção do público, a exemplo da repetição de temas, da redundância de diálogos e do controle do público sobre o conteúdo exposto.
Téléchargements
Références
ADRIANO FILHO, J. (2019). Estética da recepção e métodos histórico-críticos: o texto da perspectiva do leitor. Estudos Teologicos (Online). v. 59, p. 311-324.
BENÍTEZ. J. (2020) El spoiler en la narrativa audiovisual: un análisis basado en la muerte de Ned Stark en Juego de tronos. Revista de Filosofia, Letras y Humanidades. Año XXIV, Número 78 Julio-Diciembre.
CARDOSO, N. N. Jr. Hannah Arendt e o declínio da esfera pública. Brasília: Senado Federal. Subsecretaria de edições técnicas. 2005.
COSTA, M. H. M. S. (2021). Estética da recepção e teoria do efeito. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/16281908/estetica-da-recepcao-e-teoria-do-efeito-marcia-havila-mocci-da-silva-costa>.
GRAY, Jonathan e Jason Mittell. (2007) Speculation on Spoilers: Lost Fandom, Narrative Consumption and Rethinking Textuality. Participation volum 4.
GUIMARÃES, E. (2018) Semântica, Enunciação e Sentido. Campinas: Pontes Editores.
JAUSS, H. R. (1979) A estética da recepção: colocações gerais. Trad. Luiz Costa Lima e Peter Naumann. In: ______ et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Seleção, coordenação e prefácio de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
______. (1994) A História da Literatura como Provocação à Teoria Literária. São Paulo: Editora Ática S.A.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. (2014). Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph.
JAMISON, A. Fic: por que a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.
MACHADO, A. (2000) A Televisão levada a sério. São Paulo: Senac.
MEYER M. (1996). Folhetim, uma história. Rio de Janeiro: Companhia das Letras.
MITTELL, J. (2015) Complex TV: The poetics of contemporary television storytelling. NYU Press.
MORIN, E. Cultura de massas no século XX: neurose. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
MÜLLER, S. (2017). Stimme und Performanz in der mittelalterlichen Literatur‚ Cliffhanger. De Gruyter.
SILVA, J. P. M; OLIVEIRA, A. E. As Séries Televisivas e a Indústria Cultural. Revista UEMG, 2015. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/anaisbarbacena/article/download/835/542. Acesso em: 01 abr. 2018
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11ª ed., São Paulo: Global, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.