Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice

o caso do projeto ProAlfa

Auteurs-es

  • Sara Lopes scola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
  • Catarina Mamgas Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
  • Luísa Pimentel Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
  • Jenny Sousa Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

DOI :

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n1.2024.5

Mots-clés :

Educação., Cidadania., Seniores., ProAlfa.

Résumé

A contemporaneidade é marcada por novos desafios no modo como se perceciona a velhice e o envelhecimento, originando diversas respostas na procura de práticas promotoras de bem-estar e de um maior envolvimento dos cidadãos nas suas comunidades. Neste quadro, demarca-se o conceito de envelhecimento ativo e saudável, amplamente relacionado com a inclusão social e a solidariedade entre gerações, onde a educação detém um papel importante. Tendo estes pressupostos como pano de fundo, será apresentado o Projeto ProAlfa - Alfabetização de e para seniores, desenvolvido com residentes de uma estrutura residencial do Concelho de Leiria e estudantes seniores do Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Este projeto concretizou-se em oficinas de aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, numa lógica de promoção da interação social. Os dados recolhidos, a partir da observação direta e das entrevistas semiestruturadas dirigidas aos participantes (estudantes seniores do Instituto Politécnico de Leiria e residentes da AMITEI), permitem concluir que as oficinas dinamizadas constituíram momentos de promoção do bem-estar, da autonomia e do convívio entre as gerações envolvidas favorecendo o(s) seu(s) processo(s) de envelhecimento.

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Bibliographies de l'auteur-e

Sara Lopes, scola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria

Doutora em Antropologia (ISCTE-IUL).

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Catarina Mamgas, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Ciências da Educação – Formação de Professores

Professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

 

Luísa Pimentel, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Família e da Vida Quotidiana Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Jenny Sousa, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

 

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Sara Mónico Lopes - Sara Mónico Lopes, é Licenciada (FCSH-UNL) e doutorada em antropologia (ISCTE-IUL). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. É investigadora integrada no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) e colaboradora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, no polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria). A sua atividade científica e de docência centra-se nos domínios da antropologia e da educação, das metodologias de investigação, da educação permanente, do envelhecimento e da intergeracionalidade. Tem colaborado em diversos projetos de investigação, financiados e não financiados, tem participado em eventos científicos nacionais e internacionais e publicado em livros e revistas portuguesas e estrangeiras da especialidade. Foi coordenadora do Programa 60+ e do Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo, do Instituto Politécnico de Leiria.

Catarina Mangas - Professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, é doutorada em Ciências da Educação – Formação de Professores, mestre em Supervisão, especializada em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor e em Aquisição e Perturbações da Linguagem e licenciada em Ensino Básico - 1º Ciclo. Atualmente é membro integrado do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) e membro colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI). Tem coordenado e colaborado em diversos projetos de investigação e desenvolvimento, participado como júri em provas públicas, escrito e revisto publicações em livros e revistas científicas e apresentado comunicações em eventos nacionais e internacionais.

Luísa Pimentel - licenciada em Serviço Social, mestre e doutora em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Família e da Vida Quotidiana. Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Coordenadora do Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria. Investigadora associada do CIES-ISCTE e do CICS.NOVA.IPLeiria. Dedica-se à investigação e à divulgação de conhecimento nos domínios da Velhice e do Envelhecimento, dos Cuidados Familiares às Pessoas Idosas e das Relações Intergeracionais, tendo várias publicações nessas áreas.

Jenny Gil Sousa - Doutorada em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, com uma tese sobre a velhice na cultura contemporânea. Mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta e licenciada em Animação Socioeducativa pelo Instituto Politécnico de Coimbra. É professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde tem lecionado nos cursos de Animação Cultural, Educação Social, Serviço Social, Intervenção e Animação Artísticas e Comunicação Acessível. É investigadora integrada no CICS.NOVA.IPLeiria e investigadora colaboradora no CI&DEI. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre velhice, ócio, cultura, animação sociocultural e artística, educação social e acessibilidade. Colabora, também, em diversos projetos de intervenção social e animação sociocultural. Membro fundador da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Portugal é também membro da IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e do NECO – Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio da Universidade de Aveiro.

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Publié-e

2024-06-28

Comment citer

Lopes, S., Mamgas, C., Pimentel, L., & Sousa, J. (2024). Pensando a educação e a cidadania no envelhecimento e na velhice: o caso do projeto ProAlfa. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 77–100. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n1.2024.5

Numéro

Rubrique

Dossiê - CONFERÊNCIA INCLUDIT PORTUGUAL