Ciências Sociais e os Estudos sobre Cultura Digital: sua contribuição para pensar a sala de aula da educação básica
DOI :
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.23Mots-clés :
Cultura Digital, Internet, Juventude, Escola, Redes Sociais, SubjetivaçãoRésumé
O presente artigo visa refletir como o uso das redes sociais pelos jovens influenciam na dinâmica das aulas de sociologia na escola de nível médio, diante das transformações digitais que criaram uma nova relação entre escola, cultura digital e processos de ensino-aprendizagem. Buscou-se compreender como as tecnologias de informação e comunicação são apropriadas pelos estudantes conectados e a influência da cultura digital no espaço escolar. Nesse sentido, propomos um olhar para além do grupo escolar, refletir esse jovem que também busca informações nas redes sociais, ao procurar compreendê-los como sujeitos sociais que constroem um determinado modo de se relacionar com uma cultura escolar presente na escola e com uma cultura digital presente nas redes sociais, ou seja, refletir quem são esses jovens que frequentam a escola e as aulas de sociologia, e que buscam interação, socialização na escola e nos cybersespaços. Realizamos uma oficina trabalhada na trilha de sociologia, com o tema movimentos sociais e direitos humanos. A oficina teve como objetivo acessar às discussões no campo da sociologia e antropologia do digital, de modo a conduzir debates informados no ambiente escolar que desenvolva o multiletramento, trabalhando a associação entre os letramentos, científico, digital e pedagógico.
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