“DANDO LINHA NA PIPA”: uma análise das brincadeiras populares no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA
Mots-clés :
Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano.Résumé
Esta pesquisa refere-se às brincadeiras populares encontradas no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade localizado em São Luís - MA, com o objetivo de investigar se essas brincadeiras ainda estão presentes no cotidiano destas crianças e como elas se manifestam como prática de lazer infantil. Para isso, foram realizadas entrevistas com os (as) alunos (as) da Unidade de Educação Básica Mario Andreazza de 07 a 10 anos de idade moradoras do bairro da Liberdade. Devido à idade do público, as entrevistas foram realizadas com a aplicação de formulário com perguntas semiestruturadas, sob a liberação dos pais e responsáveis através do termo de livre consentimento. Foi utilizada também a observação direta com o objetivo de investigar se no cotidiano destas crianças havia ou não brincadeiras. De acordo com o uso de seus instrumentos de pesquisa e conforme a necessidade da análise e interpretação de dado, este estudo exigiu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Havendo informações de caráter quantitativo e qualitativo. Durante a pesquisa observou-se que ainda estão presentes as brincadeiras populares no cotidiano destas crianças juntamente com as brincadeiras tecnológicas e que suas práticas são realizadas em suas residências, nas escolas e nos espaços públicos de lazer tais como: as ruas e as praças do bairro. E que o repasse deste conhecimento lúdico e cultural não é transmitido somente de pais para filhos, mas, como também através da interação do indivíduo com o meio social e cultural no qual ele está inserido.
Palavras-chave: Brincadeiras populares. Lazer. Cotidiano.
“GIVING LINE IN KITE”: an analysis of popular games in the daily life of children in the neighborhood of Liberdade in São Luís-MA
ABSTRACT: This research refers to the popular games found in the daily life of children in the neighborhood of Liberdade located in São Luís - MA, in order to investigate if these games are still present in the daily life of these children and how they are manifested as children’s leisure practice. For this, interviews were conducted with the students of the school Mario Andreazza of 07 to 10 years old. Living in the neighborhood of Liberdade. Due to the age of the public, the interviews were conducted with the application of a form with semi-structured questions, under the release of parents and guardians through the term of free consent. It was also used the direct observation with the objective of investigating whether or not these children had play. According to the use of its research instruments and according to the necessity of data analysis and interpretation, this study required a qualitative and quantitative approach. Having quantitative and qualitative information. During the research, it was observed that the popular games are still present in the daily life of these children together with the
technological games and that their practices are carried out in their homes, in schools and in public spaces of leisure such as: the streets and squares of the neighborhood. And that the transfer of this ludic and cultural knowledge is transmitted not only from parents to children, but also through the interaction of the individual with the social and cultural environment in which he is inserted.
Keywords: Popular Games. Recreation. Daily.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.