Ensino de Teatro na Contemporaneidade: Discussão teórica e análise da prática na escola pública de São Luís (MA)

Auteurs-es

  • Gislane Braga Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mots-clés :

Ensino de Teatro. Escola pública. Cultura e Sociedade.

Résumé

Discussão sobre a presença do teatro na educação básica, considerando os conceitos contemporâneos atinentes à questão e sua prática efetiva junto às escolas públicas de Ensino Médio na cidade de São Luís (MA). Considerações sobre as transformações verificadas no modo de vida social na contemporaneidade e suas repercussões nas maneiras de conhecer, fazer e apreciar as linguagens artísticas na educação formal, dando ênfase ao ensino do teatro. Apresentação e análise de algumas informações de campo relativas à prática do ensino de Teatro na realidade investigada (escolas públicas de Ensino Médio de São Luís - MA). Direcionamentos teóricos e metodológicos referentes ao campo da pedagogia do teatro, buscando compreender as demandas estético-pedagógicas deflagradas pelas paisagens culturais contemporâneas, de maneira a evidenciar a relevância da inserção da linguagem teatral para as práticas estéticas escolares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gislane Braga, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora de Teatro e Supervisora
educacional na rede estadual de ensino na cidade de São Luís/MA. Membro do grupo de pesquisa Pedagogias do
Teatro e Ação cultural (CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade da UFMA, desenvolve
pesquisa na linha de Pedagogias do Teatro.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-30

Comment citer

Braga, G. (2017). Ensino de Teatro na Contemporaneidade: Discussão teórica e análise da prática na escola pública de São Luís (MA). Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 3(2), 25–42. Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/8136

Numéro

Rubrique

Artigos