TRADIÇÃO E MODERNIDADE: a crise e o declínio da narrativa na análise de Walter Benjamin
Mots-clés :
Modernidade. Narrativa. Crise. Informação. Romance.Résumé
Pretende-se, com esta pesquisa, discorrer sobre o conceito de crise da narrativa no contexto da modernidade, tomando como fundamentação teórica principal as formulações filosóficas desenvolvidas por Walter Benjamin em seu ensaio intitulado O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov, que faz parte de uma reunião de ensaios do crítico alemão, em uma edição brasileira intitulada: “Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura”, além de outras fundamentações. O objetivo geral consiste em compreender de que forma alguns acontecimentos e invenções dos tempos modernos contribuíram para o enfraquecimento da arte narrativa como, por exemplo, o estancamento do processo de transmissão das experiências (que representou a impossibilidade de continuidade das narrativas tradicionais, sobretudo entre os povos do campo, que, a partir do desenvolvimento industrial, passaram a se deslocar para os centros urbanos, adotando, assim, novas formas
de vida), o romance (que passou a dar ênfase na questão da individualidade, já demarcando um dos traços característicos dessa nova era) e a informação jornalística (que reflete um aspecto peculiar da modernidade: a preferência pelo texto curto, em razão do processo de vida acelerada), dentre outros.
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