Arte e estética indígena: povos canela ramkokamekrá

Autori

  • Larissa Menendez Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Laiane Fonseca

Parole chiave:

Canela. Ramkokamekrá. Artes. Pintura corporal.

Abstract

O artigo apresenta resultados preliminares de plano de estudos de iniciação científica do projeto de pesquisa
“Estéticas indígenas:artes visuais Canela e Ka’apor no Maranhão” que abrange o estudo de costumes
dos povos indígenas Ramkokamekrá e Apanyekrá, conhecidos como “povos Canela”, os quais residem
na cidade de Fernando Falcão, no Maranhão, Brasil. Para tanto, realizou-se a análise bibliográfica sobre a
produção das artes visuais deste povo e sistematização de dados de campo, realizados no ano de 2017. Para
terem seus corpos fortalecidos, meninos e meninas, homens e mulheres, fazem diversos tipos de pinturas
corporais, danças, cantos, ofertas de dádivas, em rituais que duram meses e se perpetuam através dos anos.
Neste estudo, observou-se que a concepção de força e saúde dos povos Canela está relacionada à prática
das festas e rituais, em que as expressões artísticas corporais possibilitam a perpetuação da vida.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Larissa Menendez, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão. Professora colaboradora
no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.
Doutora em Ciências Sociais pela PUC- SP(2011), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (2005). Graduação em Licenciatura em Educação Artística
pela Fundação Armando Álvares Penteado.

Laiane Fonseca

Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Bolsista voluntária
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na pesquisa “Estéticas indígenas:artes
visuais Canela e Ka’apor no Maranhão”. Possui, também, graduação em Ciências Contábeis pela
Faculdade Estácio de São Luis (2011).

Riferimenti bibliografici

COLBY; DENNETT. Seja feita a vossa vontade, Trad. Jamari França, Editora Record: Rio de Janeiro;

São Paulo, 1995.

BOAS, Franz. Arte primitiva. Editora MAUAD, 1927.

CROCKER, William H. The Canela (Eastern Timbira), In: An Ethnographic Introduction, 1990.

GELL, Alfred. A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia. 1992. Revista Concinnitas, ano

, v. 1, n. 8, julho 2005.

ISA (Instituto Socioambiental). Disponível em: <https://www.socioambiental.org/>. Acesso em: 29

de Outubro de 2017.

LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. São Paulo: Revista Proa,

n. 2, v. 01, 2010.

ROLANDE, Josinelma. Moços feitos, moços bonitos: a ornamentação na prática canela de construir

corpos bonitos e fortes. Dissertação (Mestrado em...). Programa de Pós-Graduação em Ciências

Sociais, na Universidade Federal do Maranhão, São Luís,. 2013, 190p.

VELTHEM, Lucia Hussak. Trançados indígenas norte amazônicos: fazer, adornar, usar .Revista de

Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v. 4, n. 2, p.117-146, dez. 2007

Pubblicato

2019-01-05

Come citare

Menendez, L., & Fonseca, L. (2019). Arte e estética indígena: povos canela ramkokamekrá. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 103–111. Recuperato da https://cajapio.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10506

Fascicolo

Sezione

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação