Percepções de profissionais da educação infantil em relação à estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental
Parole chiave:
Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.Abstract
Este estudo teve por objetivo investigar como vinha ocorrendo a estimulação precoce em crianças com deficiência e de risco ambiental em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís/MA, bem como quais as percepções dos profissionais da Educação Infantil em relação ao desenvolvimento desses trabalhos. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, desenvolvida com
17 profissionais da Educação Infantil. Dentre esses, 13 docentes, 3 coordenadores e 1 gestor. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio de um roteiro contendo 10 perguntas. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava adequadamente qualificada para trabalhar com a estimulação precoce nas referidas crianças. A falta de formação especializada em crianças que necessitam de uma atenção diferenciada estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas crianças, isto é, deixando de prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil.
Palavras-chave: Educação infantil. Estimulação precoce. Crianças com deficiência e de risco ambiental.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.