“Representações” de gênero em imagens: contribuições metodológicas de uma sociologia do cinema
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p219-240Palabras clave:
Gêneros, Representações, Imagens, Sociologia do CinemaResumen
Este é um artigo de caráter teórico-metodológico, no que se discutem os usos do termo “representação” na literatura de estudos de gêneros, problematizando de forma mais específica o uso do termo em trabalhos que tratam de imagens convencionadas e reconhecidas como “femininas” especialmente no cinema e na publicidade. Argumenta-se que o termo representação nesses estudos de imagens seria analiticamente problemático, especialmente quando emaranhado em significações políticas e sociais. Sem desconsiderar a importância de se estudar criticamente os usos e a construção de imagens de gêneros, propõe-se abordagens alternativas que não reproduzam o antagonismo entre imagem – tipicamente tratada como representação – e “realidade”, sugerindo, ao contrário, explorar relações sociais entre imagens e seus desdobramentos na construção social de diferenças de gêneros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.