“Representações” de gênero em imagens: contribuições metodológicas de uma sociologia do cinema
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n28p219-240Mots-clés :
Gêneros, Representações, Imagens, Sociologia do CinemaRésumé
Este é um artigo de caráter teórico-metodológico, no que se discutem os usos do termo “representação” na literatura de estudos de gêneros, problematizando de forma mais específica o uso do termo em trabalhos que tratam de imagens convencionadas e reconhecidas como “femininas” especialmente no cinema e na publicidade. Argumenta-se que o termo representação nesses estudos de imagens seria analiticamente problemático, especialmente quando emaranhado em significações políticas e sociais. Sem desconsiderar a importância de se estudar criticamente os usos e a construção de imagens de gêneros, propõe-se abordagens alternativas que não reproduzam o antagonismo entre imagem – tipicamente tratada como representação – e “realidade”, sugerindo, ao contrário, explorar relações sociais entre imagens e seus desdobramentos na construção social de diferenças de gêneros.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.