A NOVA CEPAL

projetos de desenvolvimento e o neoestruturalismo na América Latina pós-2008

Autores

  • Eneida Oto Shiroma Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Bruno Augusto Olska

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p62-82

Palavras-chave:

Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), Políticas Públicas, Desenvolvimento, Políticas sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o projeto desenvolvimentista da Cepal em suas diferentes fases, focando nos seus postulados acerca do papel do Estado e em desdobramentos sobre as políticas públicas. Com base no materialismo histórico, realiza uma pesquisa teórica que procurou reconstruir a trajetória política-intelectual cepalina desde sua criação no pós-guerra até a redução de sua influência nos anos de 1980 diante da ascensão do neoliberalismo na América Latina. Por meio de análise documental, evidencia as mudanças e permanências dos fundamentos teóricos que orientam suas propostas, especialmente pós-1980, quando a Cepal opera uma inflexão teórico-metodológica para o neoestruturalismo.  Discute, por fim, o deslocamento do conceito de equidade para o de igualdade como um eixo operativo essencial da atual estratégia cepalina.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação. Professora Titular do Cento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bolsista PQ do CNPq.

Bruno Augusto Olska

Graduando em Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

SHIROMA, Eneida Oto; OLSKA, Bruno Augusto.
A NOVA CEPAL: projetos de desenvolvimento e o neoestruturalismo na América Latina pós-2008
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 62–82, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.