DEMOCRACIA DO BOATO

a era da pós-verdade e os desafios para a cidadania

Autores

  • Isis Maria da Graça Ferreira Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Arnaldo Provasi Lanzara
  • Soraia Marcelino Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p115-132

Palavras-chave:

Democracia, Pós-verdade, Comunicação, Cidadania, Desafios

Resumo

O artigo analisa o valor da verdade nas sociedades pós-modernas e discute em que medida a verdade se torna abstrata ou de pouca importância. O estudo debate os desafios enfrentados pela cidadania e como os espaços públicos estão sendo ameaçados pelas novas tecnologias e mídias. Em tempos de desinformação, como a comunicação influencia o exercício da cidadania e, especificamente, o voto e a concretização de políticas públicas. A ignorância e a informação, unem-se a poderosas estruturas manipulativas radicadas em instrumentos tecnológicos. A “pós-verdade” surge como conceito curinga para compreender as dinâmicas que assolam as democracias.O estudo adota a pesquisa exploratória e bibliográfica, e conclui que é necessária a reflexão acerca de qual democracia se descortina e quais são os instrumentos democráticos capazes de se sobrepor à ausência de neutralidade e imparcialidade midiática.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Maria da Graça Ferreira Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a realização de mobilidade acadêmica de um ano na Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC - Chile). Mestre em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid (MAEC - Espanha). Ademais, possui Especialização em Ciência Política (UCAM) e é mestranda no curso de Mestrado Profissional em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rede Nacional (PROFIAP).

Arnaldo Provasi Lanzara

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ, Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ e Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara.

Soraia Marcelino Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Membro titular da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales España - Flacso - ES

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

SANTOS, Isis Maria da Graça Ferreira; LANZARA, Arnaldo Provasi; VIEIRA, Soraia Marcelino.
DEMOCRACIA DO BOATO: a era da pós-verdade e os desafios para a cidadania
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 115–132, 18 Ago 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.