POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

inclusão digital nas instituições federais de ensino do Paraná

Autores

  • Edinalva Julio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Eugenia Aparecida Cesconeto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p181-198

Palavras-chave:

Política de Educação, Assistência Estudantil, Inclusão Digital

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear e analisar as ações de inclusão digital nas Instituições Federais de Ensino do Estado do Paraná em 2020 com o desenvolvimento das aulas remotas emergenciais no contexto da pandemia da Covid – 19. A inclusão digital é uma das ações previstas no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Para tanto, realiza a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, tendo como referência um total de sete documentos disponibilizados nos sites das instituições de ensino. A partir dos documentos analisados, verifica que todas as instituições pesquisadas tiveram demandas e viabilizaram ações para inclusão digital. Conclui que a demanda por inclusão digital indica a necessidade de ações contínuas, apesar do cenário de retrocessos nas políticas públicas que vivenciamos na atual conjuntura.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinalva Julio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE), campus de Toledo. Assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná(IFPR), campus Foz do Iguaçu.

Eugenia Aparecida Cesconeto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE) na graduação e pós-graduação em Serviço Social. Membro do grupo de pesquisa e defesa dos direitos humanos fundamentais da criança e do adolescente Unioeste/CNPQ.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

Julio, E. ., & Cesconeto, E. A. . (2022). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: inclusão digital nas instituições federais de ensino do Paraná. Revista De Políticas Públicas, 26(1), 181–198. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26n1p181-198